Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Akihabara – O bairro dos eletrônicos de Tokyo

Uma vez em Tokyo, mesmo para quem não pretende fazer compras, um dos programas imperdíveis na cidade é conhecer o bairro de Akihabara, conhecido como “o paraíso dos eletrônicos”. Além das imensas lojas de eletrônicos e eletrodomésticos, o lugar também tem a fama de ser um centro da cultura otaku, com ruas repletas de ícones de anime, mangá e videogames.

Na minha primeira ida à Tokyo, como pretendia comprar uma filmadora para registrar cada minuto da minha viagem, planejei a ida a Akihabara logo nos primeiros dias na cidade. Fiquei tão impressionada com essa região, que na minha segunda viagem ao Japão fiz questão de separar uma tarde para voltar até lá.

Chegar em Akihabara é muito fácil. Localizado na região central de Tokyo, basta pegar o JR (Yamanote, Chuo ou Sobu Lines) ou o metrô (Hibiya Line) e saltar na estação Akihabara.

yodobachi-mapa

Ao sair da estação, você já se depara com uma infinidade de lojas de produtos eletrônicos, muitos cartazes, músicas barulhentas, luzes e movimentação. Antes de se perder pelas ruas do bairro, sugiro ir primeiro na Yodobashi Camera – também conhecida como Yodobashi Akiba – uma das mais antigas e principais lojas de produtos eletrônicos e eletrodomésticos do Japão! Ela fica exatamente em frente à saída leste da estação.

Na entrada da loja você já repara a loucura que é o lugar! São nove andares repletos de produtos, cada um específico para um determinado grupo: celulares e aparelhos telefônicos em geral, televisores e computadores, eletrodomésticos, câmeras fotográficas e filmadoras, acessórios em geral, videogames, brinquedos e muito mais. O último andar é exclusivo para alimentação, com uma variedade imensa de opções de comida para todos os gostos.

yodobachi-1

Recomendo passar pelo menos uma hora por ali para ver com calma os detalhes do que há de mais moderno nos produtos eletrônicos e eletrodomésticos da atualidade. É mesmo de impressionar!

yodobachi-2

Alguns detalhes imperdíveis para mim: a imensa variedade de panelas elétricas de arroz, as maravilhosas geladeiras típicas japonesas (com gavetas externas!) e, claro, as Tokyo Chairs = cadeiras de massagem perfeitas para quem precisa de uns minutinhos para recuperar as energias. Uma curiosidade: para evitar que as pessoas passem muito tempo deitadas e até mesmo durmam nessas cadeiras, um segurança da loja fica por perto controlando o tempo de cada um. Chega a ser engraçado.

yodobachi-3

Para quem vai com a intenção de comprar algo, é importante saber que os preços podem ser um pouco mais caros do que em outros lugares, sobretudo nos Estados Unidos. Por outro lado, você consegue comprar equipamentos “made in Japan” que geralmente são vendidos apenas nos países asiáticos. Dependendo do que se pretende comprar, pode valer muito a pena – como foi o meu caso, com a compra de uma filmadora e de uma câmera fotográfica Canon. Contudo, é imprescindível verificar se o equipamento está restrito ao sistema japonês – muitos eletrônicos (justamente filmadoras e câmeras fotográficas) apenas possuem menu em japonês, assim como não têm manual em inglês.

Apesar de ser um processo um tanto burocrático e demorado, a loja é Tax Free para estrangeiros, nas compras acima de 10.000 ienes (aproximadamente 100 dólares). Para aproveitar esse desconto, não deixe de levar o passaporte com você.

Outra curiosidade: a música tema da rede Yodobashi é uma cover da famosa “The Battle Hymn of the Republic” – aquela com o refrão “Glory, glory, hallelujah (…) Our God is marching on” – cantada em japonês. Depois de passar uma hora dentro da loja, é impossível não ficar com essa música na cabeça pelo resto da viagem! Prepare-se para a lobotomia, seu cérebro irá derreter. Mas não tenha medo, é divertido!

Após conhecer a Yodobashi Akiba, vale aproveitar para dar uma volta à pé pela Chuo Dori (rua principal) e pelas ruas menores no entorno. São milhares de lojinhas de produtos eletrônicos, de todos os tipos e tamanhos, e outras várias dedicadas a animes, mangás, arcades e videogames. Tudo muito diferente do que estamos acostumados a ver por aqui. Para quem for fã de mangás e animes, certamente vai enlouquecer!

Ao final do dia, para quem ainda tiver tempo e quiser se divertir mais um pouco, pode aproveitar para entrar na Big Echo, uma das principais redes de bares especializados em karaokês do Japão. Recomendo!

yodobachi-4

Horário de funcionamento da Yodobashi Akiba: todos os dias, das 9:30 às 22:00h.

.

Para salvar no Pinterest.