Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Bosque Rodrigues Alves, um pedacinho da Floresta Amazônica em Belém

Bosque Rodrigues Alves, também conhecido como Jardim Zoobotânico da Amazônia, ganhou status de Jardim Botânico em julho de 2002. Localizado no bairro Marco, na Zona Leste de Belém, o espaço inaugurado em 1883 abriga mais de 80 mil espécies da flora e da fauna amazônicas. Para quem estiver visitando a cidade, vale conhecer esse local, um verdadeiro pedacinho da Amazônia no coração da capital paraense. 

Em um terreno retangular de 150 mil metros quadrados, o Bosque preserva parte da natureza originária daquela área antes da expansão da cidade. Além das espécies de animais e plantas, abriga edificações históricas e vias de exploração, que remetem à época em que Belém era conhecida como a “Capital da Borracha”.

Bosque

Com uma entrada a R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia), o espaço é bastante utilizado como área de lazer pela população local. Além das gigantes árvores e dos animais ao ar livre, é possível encontrar animais em cativeiro, como o peixe-boi amazônico, jacarés, tartarugas e algumas espécies de primatas.

bosque-2

Aliás, esse peixe-boi, carinhosamente chamado de “Kajuru” pelos funcionários do Bosque, completou 58 anos em setembro do ano passado. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o animal é o mais antigo da espécie criado em cativeiro e exposto à visitação em zoológicos brasileiros.

Um peixe-boi vive, em média, 50 anos em cativeiro. Kajuru já ultrapassou essa estimativa, o que indica que ele é bem idoso. Por isso, recebe tratamento especial, sendo alimentado duas vezes por dia, com um cardápio bem variado, de capim gordura, frutas e legumes.

bosque-1

Kajuru é, sem dúvida, uma das principais atrações entre os visitantes.

Bosque

O Bosque apresenta uma boa estrutura para crianças, e várias trilhas levam para outras atrações, como o orquidário, o aquário e o jardim sensorial.

bosque-4

Quando fui dessa última vez, algumas áreas do Bosque estavam em reforma, o que me deu uma sensação de certo abandono. Mas ainda assim, valeu voltar a esse lugar, pois a natureza dali é realmente incrível.

bosque-3

Estando em Belém, reserve pelo menos uma hora do seu dia para dar um volta nesse lugar histórico e sentir um pouco do clima amazônico.

Bosque

Horário de visitação: de terça a domingo, das 8 às 17h.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 2453 – Marco.

.

Para salvar no Pinterest