Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Cat Cafe Calico: o lugar perfeito para aficionados por gatos

Cat Cafe Calico é um dos mais populares “cat cafes” de Tokyo – um programa típico japonês – e pode ser frequentado por estrangeiros (apesar de poucos ali falarem inglês). Se você é vidrado por gatos como eu, não deixe de reservar uma hora do seu dia para conhecer esse lugar. É realmente muito diferente do que estamos acostumados por aqui!

Mesmo sendo a minha segunda viagem à Tokyo em 5 anos, e sabendo que japoneses adoram gatos, não imaginava que poderia encontrar um lugar na cidade onde as pessoas pagam para acariciar e brincar com gatos enquanto tomam um lanche, leem um livro ou até mesmo assistem televisão. Dessa vez, graças a um amigo que mora no Japão há quase 10 anos, conheci esse café, que depois soube ser apenas um de muitos do tipo em Tokyo.

Apartamentos pequenos ou com restrição a animais fazem com que essa forma de entretenimento seja cada vez mais procurada pelos japoneses. Recentemente descobri esse site com uma lista de 15 “cat cafes” só em Tokyo – veja aqui.

Após darmos uma volta pelas ruelas de Kabukicho, o red light districtde Tokyo, paramos na porta do prédio onde fica o café. Encontrar o endereço pode ser um pouco difícil para estrangeiros. Para facilitar, sugiro usar o Google Maps (santo aplicativo!). Como ocorre com vários bares e restaurantes de Tokyo, esse café fica no sexto andar de um prédio. Da rua, uma placa em japonês indica a direção (foto principal).

catcafecalico-300x189

O café cobra por hora de permanência (1000 ienes/hora). Mesmo tendo chegado tarde, faltando meia hora para fechar, tive que pagar o valor mínimo de uma hora. Além do que for consumido no café, podem ser comprados potinhos de ração fresca para mimar os gatos. Do lado de fora lockers gratuitos devem ser utilizados para guardar bolsas e sapatos. Em troca, são oferecidos chinelos de pano.

cat-cafe-calico-1

O café não é muito grande e tampouco charmoso. Parece um apartamento de dois andares (uma escada interna leva ao quinto andar), acarpetado, com um mobiliário confortável e todo adaptado para gatos. No sexto andar há uma imensa televisão com videogame; no quinto andar, mesinhas, sofás, uma estante de livros, o café propriamente dito e muitos brinquedos para os felinos. Os quase cinquenta gatos são identificados e com o perfil descrito em um catálogo. Tudo muito limpo e organizado.

Acabei entrando sozinha (nem meu amigo nem meu marido toparam participar do programa). Sentei em um canto e fiquei acariciando alguns gatinhos, mas vi que eles não me davam a menor atenção. Ao mesmo tempo, com outras pessoas eles faziam a maior festa. Aos poucos fui percebendo que o segredo era o tal potinho de ração fresca, por meio do qual as pessoas “disputavam” o interesse dos bichos.

cat-cafe-calico-2

Os gatinhos são muito bem cuidados e a equipe de funcionários está sempre de olho no que está acontecendo no ambiente. Ainda assim fiquei com a impressão que os gatos ficam estressados com essa demanda toda, afinal, passam 12 horas por dia, todos os dias da semana, com pessoas querendo acariciá-los e chamando a sua atenção a qualquer custo!

cat-cafe-calico-3

No final, apesar de ter ficado um pouco impressionada com esse tipo de programa, valeu passar pela experiência e aproveitar para matar um pouco as saudades das minhas gatas.

Endereço:

1-16-2 Kabukicho | Fuji Bldg.6F, Shinjuku160-0021, Tokyo Prefecture

Horários:

Aberto todos os dias, das 10 às 22h.

Preços:

Dia de semana: 1000 ienes/hora.

Final de semana e feriado: 1200 ienes/hora.

No caso de horas fracionadas, são cobrados 150 ienes por cada 10 minutos.

Cada potinho de ração: 300 ienes.

Crianças menores de 12 anos não podem entrar.

.

Para salvar no Pinterest.