Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Uma volta pelo charmoso centro histórico de Cartagena

Cidade Murada (ou Ciudad Amurallada) de Cartagena, na Colômbia, é o ponto alto da cidade. Suas principais atrações podem ser conferidas em apenas um dia, mas o ideal é passar mais tempo por ali para conhecer aos poucos suas lindas ruas e poder curtir o clima agradável dos seus deliciosos bares e restaurantes. Nos cinco dias em que estive hospedada no centro histórico (Hotel La Casa del Tejadillo), tive a chance de conhecer vários lugares interessantes, alguns deles listados a seguir. Acesse o meu roteiro completo!

Dentro da Cidade Murada estão localizadas as grandes atrações turísticas de Cartagena. Para quem tiver tempo, e gostar de caminhar, recomendo explorar toda essa região à pé. Para aqueles que preferirem, podem circular de táxi ou até mesmo de charrete, oferecida nas principais praças do centro histórico. Agora, importante estar atento aos horários de maior calor do dia, que podem castigar um pouco essas andanças pela cidade…

Como estávamos hospedados no interior da Cidade Murada, percorremos todas as atrações à pé. Veja no mapa como é relativamente tranquilo conhecer o centro histórico dessa forma.

mapa-centro-historico

Os pontos de passagem obrigatória são:

Torre do Relógio 

Símbolo de Cartagena, Torre del Reloj é a principal porta de entrada para a Cidade Murada. Construída no século XIX, está localizada na Plaza de los Coches, onde também se encontra uma estátua de Pedro de Heredia, fundador da cidade.

Em frente à torre, ainda na Plaza de Los Coches, está situado o Hotel Torre del Reloj, uma construção colonial com mais de 180 anos de história. Apesar da recente reforma, ele não me pareceu ser uma boa opção de hospedagem. Mas vale a visita para algumas fotos.

Ao lado do hotel, encontramos o Portal de los Dulces, onde são vendidos doces típicos colombianos.

Originariamente chamado de Portal de los Esclavos, esse lugar era onde se traficavam os escravos que chegavam à cidade.

cartagena-centro-historico


Praça da Alfândega

Maior praça da cidade, a Plaza de la Aduana concentra grande número de bares e restaurantes, dentre eles o Hard Rock Café. Por isso, logo se tornou um local de encontro de turistas e dos próprios colombianos.

Nela há também uma estátua em homenagem à “La Heroica Cartagena”, além da mansão onde morou o fundador de Cartagena, Pedro de Heredia.

Cartagena


Praça de San Pedro Claver 
e Igreja de San Pedro Claver

Iglesía de San Pedro Claver é uma das mais lindas igrejas de Cartagena. Construída em 1580, por seu significado histórico e valor arquitetônico, foi declarada Monumento Nacional da Colômbia em 1995.

san-pedro-claver-4

Originalmente chamada de San Ignacio de Loyola, teve seu nome alterado em homenagem ao padre San Pedro Claver, que dedicou grande parte de sua vida para a proteção dos escravos, a defesa dos direitos humanos e a luta pela liberdade.

A visita à igreja, cuja entrada é cobrada, inclui um museu arqueológico, além do lindo claustro repleto de grandes árvores.

Para o tour, vale pagar um dos guias que ficam na entrada da igreja. Não é caro (pagamos cerca de US$ 5) e contribui bastante para tornar o passeio ainda mais interessante.

san-pedro-claver-2

Plaza de San Pedro Claver, onde fica localizada a igreja, além de muito bonita, é um local animado, com vários bares, restaurantes e lojinhas. Nela estão localizadas algumas esculturas feitas de sucata por Edgardo Carmona.

san-pedro-claver-3


Catedral de Cartagena

Catedral de Santa Catalina de Alejandría, ou apenas Catedral de Cartagena, é a principal igreja da cidade. Abre somente no horário das missas ou para quem paga a visita com audioguia, como foi o nosso caso. Ainda que seu interior seja decorado de forma muito simples, possui um altar com detalhes folhados a ouro e um púlpito de mármore Carrara muito bonito.

catedral


Praça Santo Domingo

Plaza Santo Domingo é a praça mais conhecida e animada de Cartagena. Também chamada de “Plaza La Gorda” – pois é lá onde fica localizada a estátua de Botero “Gorda Gertrudis” -, por concentrar inúmeros bares e restaurantes, acaba sendo o principal ponto de encontro de turistas até altas horas da madrugada.

Cartagena

Apesar de não termos parado em nenhum dos bares ou restaurantes ali presentes, valeu passar pela praça para conferir a animação do lugar.

Além disso, diz a lenda que aquele que tocar as nádegas de Gertrudis terá boa sorte, e quem tocar nos seus seios, terá garantido um duradouro romance, além do regresso à cidade. Na dúvida, por que não fazer o mesmo?

Em uma das esquinas da Praça está a Iglesía de Santo Domingo, a mais antiga da cidade.


Muralha

Construída para proteger a cidade dos ataques de piratas franceses e ingleses, a muralha (originalmente de 11 km) é um excelente lugar para ser percorrido no final da tarde. Atualmente com 8 km, vale passear por sua extensão e aproveitar para curtir o lindo pôr-do-sol sobre o mar.

Para complementar esse programa, recomendo parar no Café del Mar para acompanhar o sol se pôr ao som de uma boa música e saborosos drinks.

muralha-2


Passeio noturno de charrete

Na nossa última noite em Cartagena, para fechar a viagem à cidade com chave de ouro, resolvemos fazer um passeio de charrete, que percorria as principais atrações do centro histórico.

charrete-1

Por cerca de US$ 25 para 30 min de passeio, foi o tempo suficiente para se ter uma visão panorâmica de toda a parte interna da muralha. Valeu super à pena!

charrete-2

Pegamos um condutor simpático que, além de ser nosso fotógrafo, contou com detalhes a história de cada cantinho da cidade. E o passeio noturno é o mais bonito, pois a iluminação das ruas consegue deixá-las ainda mais charmosas. Recomendo!

charrete-3.

Para salvar no Pinterest