Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Espaço São José Liberto em Belém: antigo presídio transformado em centro cultural

Espaço São José Liberto, inaugurado em outubro de 2002, se tornou uma referência e um dos principais pontos turísticos de Belém, no Pará. Antigo presídio da cidade, desde então abriga o Museu de Gemas do Pará, o Pólo Joalheiro e a Casa do Artesão. Para manter a memória, uma das celas do presídio virou um memorial que retrata a violência da vida na prisão. Um lugar onde houve muito sofrimento é hoje um espaço muito bonito para divulgação da cultura paraense.

A história desse lugar é bem interessante. Em 1749, os frades capuchos de Nossa Senhora da Piedade ergueram o Convento de São José, às margens do igarapé conhecido como a Comédia dos Peixes-bois. Uma década depois, com a expulsão dos jesuítas do Brasil, o prédio foi ocupado pelo governo, que o transformou em olaria, depósito de pólvora, quartel, hospital e, em 1843, em cadeia pública. Mais tarde, na década de 1950, foi transformado no presídio São José, desativado somente no ano 2000.

Foram mais de 100 anos como local de privação da liberdade.

Hoje, da parte histórica, é possível conhecer a Capela São José, onde são realizados concertos de música sacra, o Memorial da Cela, onde ficam expostos objetos e fotos de antigos prisioneiros, e o Jardim da Liberdade, um lindo pátio interno, típico das construções coloniais, todo reformado.

montagem-2

Em algumas horas de visita, consegue-se conhecer o Museu de Gemas do Pará, que reúne um dos mais representativos acervos arqueológicos e gemológicos do país, com cerca de quatro mil peças, entre ametistas, esmeraldas e granadas provenientes de várias regiões do Pará, de alguns Estados brasileiros e até de países latino-americanos.

Polo Joalheiro
Dessa vez, como estávamos com o horário apertado, acabamos não entrando no museu.

Para quem tiver mais tempo, a entrada para o museu custa R$ 6,00/pessoa, sendo que às terças-feiras a entrada é franca.

Visitamos o Pólo Joalheiro, onde se pode ver de perto o trabalho de ourives, e onde ficam algumas lojas que vendem peças de ouro e prata com pedras da região. Bem interessante!

montagem-4

Na Casa do Artesão, além do espaço reservado para shows e atividades culturais em geral, alguns quiosques vendem artesanato dos mais diversos tipos, de várias regiões do Pará, como roupas, cestos de palha, cerâmicas etc, além de cachaças e doces típicos da região norte.

montagem-3

Para quem gosta de um artesanato como eu, é bom saber que os preços daqui são ótimos.

mapa-polo-joalheiroHorário para visitação: de 3ª a sábado, das 9 às 19h; aos domingos e feriados, das 10 às 19h.

Endereço: Praça Amazonas, s/n – Bairro Jurunas

.

.

.

Para salvar no Pinterest