Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Hospedagem tradicional em Kyoto? Conheça os ryokans!

Ao planejar uma viagem ao Japão, vale escolher ao menos uma cidade para ficar hospedado nos famosos ryokans. Nas duas vezes em que estive em Kyoto, passei por essa experiência e posso dizer com toda certeza: vale muito à pena!

Mas afinal, o que é um ryokan?

Ryokans são hospedagens típicas japonesas. Mais do que um simples lugar para dormir, os ryokans são uma ótima opção para aqueles que querem experimentar o tradicional estilo de vida e hospitalidade japonesas, com certo conforto. Além da decoração típica, com piso de tatame nos quartos (feito com palha de arroz prensado), os hóspedes dormem em futons e alguns ryokans têm banheiros e oferecem banhos ao estilo japonês.

São muitas as variedades de ryokans, dos mais simples aos mais luxuosos, que se diferenciam tanto no tamanho dos quartos quanto no tempo de existência, na qualidade dos serviços e, consequentemente, no valor das diárias. Algumas dessas hospedarias têm mais de 1.300 anos de atividade (como o Keiunkan – do ano de 705 – que fica próximo ao Monte Fuji e está no Livro Guinness como o hotel mais antigo do mundo!).

Na minha primeira viagem ao Japão, escolhi Kyoto para ficar hospedada em um ryokan. A experiência foi tão interessante e agradável, que na segunda viagem decidi fazer o mesmo! A seguir, descrevo com mais detalhes como foi se hospedar ao estilo tradicional japonês.

 

Ryokan Hirashin 

Este é um ryokan mais moderno, que tem como ponto alto a sua localização. Apesar de ficar relativamente distante da estação central de Kyoto, ele fica situado muito próximo da estação de metrô Shijo e praticamente ao lado do maravilhoso Mercado Nishiki. É o lugar ideal para quem quer sair à noite, pois fica perto de bares animados e de bons restaurantes, como o Tomi Sushi.

Hirashin Ryokan map 3

Também fica próximo de alguns pontos turísticos, como o Castelo de Nijo e o Palácio Imperial de Kyoto. Para os demais templos, basta pegar um metrô, ônibus ou táxi. Não faltam opções de transporte nos arredores.

Hirashin Ryokan map 4

Há apenas um tipo de acomodação, que comporta até quatro pessoas. Todos os quartos são amplos e possuem ar condicionado/aquecimento, frigobar, televisão, armário, cofre e banheiro privativo. O wi-fi é gratuito.

Hirashin 1

Ao entrar no quarto, deve-se deixar os sapatos na sapateira que fica ao lado da porta. Para quem não quiser andar de meias ou descalço, são disponibilizados chinelos tanto para andar nas áreas comuns do hotel, quanto para quem for usar o banheiro.

Aliás, sobre o banheiro, reparem que a privada e o espaço para banho estão em ambientes separados. Perfeito para quem estiver viajando em grupo ou mesmo em casal, pois reduz bastante o tempo de espera de todos.

Hirashin 2

Para aqueles que quiserem entrar ainda mais no clima japonês, o hotel fornece gratuitamente yukatas (kimono leve de algodão, frequentemente usado após o banho), assim como também o tradicional banho coletivo.

Abaixo, uma foto do quarto arrumado para o período da noite. Pode até não parecer, mas é bastante confortável!

Hirashin 3

As diárias nesse ryokan para duas pessoas estão na faixa de 10.000-15.000 ienes, sem café da manhã. O café da manhã – opcional – custa 1.300 ienes/pessoa. Na época achamos o valor muito alto para um café típico japonês, e preferimos comer nas lanchonetes e padarias nos arredores. Foi uma ótima escolha, pois nessa região há várias alternativas.

Por fim, mais um ponto positivo para o Hirashin: eles possuem um serviço gratuito de armazenamento de bagagens. Ideal para quem for viajar pelos arredores de Kyoto e precisar levar uma bagagem menor, como foi o nosso caso. Enquanto estivemos em Hiroshima, deixamos as malas grandes no hotel e levamos duas pequenas mochilas. Na volta, encontramos tudo em perfeito estado! Uma maravilha!

 

Kyomachiya Ryokan Sakura Honganji

Este também é um ryokan moderno, com uma decoração bem aconchegante. Diferente do Hirashin, ele fica localizado mais próximo da estação central de trens de Kyoto. Por isso, passa a ser o hotel ideal para quem pretende conhecer outros lugares nos arredores de Kyoto, como Arashiyama, Fushimi Inari ou mesmo Nara, e precisa pegar um trem na estação.

Além disso, fica situado bem em frente ao Templo de Nishihongan-ji e muito perto de vários outros.

Sakura map

Os quartos são bem amplos, todos com ar condicionado/aquecimento, televisão, frigobar, armário, cofre e banheiro privativo. O wi-fi é gratuito.

Sakura 4

Dependendo da categoria do quarto, você ainda pode desfrutar de uma linda vista para o jardim interno. O quarto que escolhemos – “cerimonial tea” – tinha essa vista, que dava um charme a mais ao lugar.

Sakura 3

Como de costume, o banheiro é dividido em dois ambientes: um para a privada e outro para o banho. Perfeito! E detalhe para o tamanho do armário, com os futons e as yukatas prontas para uso.

Sakura 2

Abaixo, uma foto do quarto arrumado para o período da noite. Uma graça!

Sakura Ryokan

A diária do quarto em que ficamos, para duas pessoas e sem café da manhã, está na faixa de 16.500 ienes. O café da manhã – cobrado à parte – custa 1.600 ienes/pessoa. Apesar de achar caro, tomamos café durante alguns dias da nossa estadia. Ele é servido no saguão do hotel, em uma mesa coletiva, o que facilita uma eventual troca de ideias com os outros hóspedes.

O café estilo ocidental estava muito gostoso.

Sakura Ryokan

O hotel ainda oferece serviços de lavagem a seco e depósito de bagagens, mas não possui o tradicional banho coletivo.

Se ainda assim você não se convenceu a experimentar um quarto ao estilo tradicional japonês, a Kyomachiya Ryokan Sakura ainda disponibiliza 8 quartos com camas e piso de madeira, bem ao estilo ocidental. As diárias são, inclusive, mais baratas: na faixa de 15.000 ienes.

No entanto, depois dessas duas vivências, posso afirmar que dormir em um ryokan no Japão é uma experiência especial e relaxante, que recomendo a todos por pelo menos uma noite!

.

Para salvar no Pinterest.