Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Kagurazaka Ishikawa: um jantar em Tokyo para ficar guardado na memória

Durante a última década Tokyo ficou conhecida por abrigar a maior quantidade de restaurantes com estrelas Michelin de todo o mundo – batendo até Paris! Por isso, em nossa última viagem ao Japão decidimos conhecer ao menos um desses famosos locais, e escolhemos o 3 estrelas Kagurazaka Ishikawa, um restaurante especializado em culinária kaiseki, localizado no coração da cidade.

Comandado pelo chef Hideki Ishikawa, o restaurante fica situado em um emaranhado de becos no antigo distrito de Kagurazaka, um simpático bairro de Tokyo.

Chegar até lá é muito fácil. Há duas estações de metrô próximas (UshigomeKagurazaka e Iidabashi Stations), sendo que a Iidabashi é também uma estação de JR – aliás, não deixe de ler o meu post sobre o Japan Rail Pass.

Após alguns minutos de caminhada, chega-se à entrada do estabelecimento.

O restaurante abre somente para jantar, e para conseguir uma mesa é essencial que seja feita uma reserva com antecedência. O lugar não é grande, são apenas 4 salas privadas e 7 lugares na bancada. As reservas são feitas por telefone, sendo que a partir das 15h o atendimento pode ser em inglês. Como fizemos a reserva do Brasil, na época contamos com o serviço Visa Concierge. Outra possibilidade, é usar o serviço de concierge do seu hotel. Uma vez concluída a reserva, você tem que chegar no horário marcado.

Logo que chegamos fomos muito bem recebidos. Uma garçonete lindamente vestida com um quimono tradicional nos levou para uma das salas privadas. Em nossa mesa, um cardápio personalizado nos apresentava o que iríamos degustar nas próximas horas. Como recomenda um bom e tradicional restaurante de culinária kaiseki, nos seriam servidos 9 pratos em sequência e em pequenas porções, com o prato de arroz branco ao final.

Aliás, esse é um dos pontos altos do restaurante: não há menu fixo. O chef Ishikawa prepara um jantar de 9 ou 10 pratos que mudam diariamente e de acordo com o cliente. Parte da emoção do jantar é a surpresa com a refeição desconhecida! E assim demos início à nossa maravilhosa experiência gastronômica.

Para começar, ovas frescas de salmão, com pedaços de ouriço-do-mar e cogumelos, seguido de bolinho de peixe frito com ervas e raiz de flor de lótus. O terceiro prato foi uma sopa com pedaços de enguia, ostras e nabo. Tudo incrivelmente temperado e com uma apresentação impecável. Aliás, a culinária kaiseki é conhecida por sua cuidadosa preparação e bela apresentação. E quanto a isso, eles não deixam a desejar.

O sashimi de peixe estava maravilhosamente fresco. Em seguida veio uma porção de carne de caranguejo com gelatina temperada. De grelhado, enguia (unagi) com cebolas caramelizadas, e para o que eles chamam de “Delicacy”, um pedaço de língua Wagyu, com bolinho de raiz de flor de lótus e tofu. Uau! De “Hot Pot”, peixe à base de cogumelos e vegetais.

A cada prato servido, uma garçonete vinha gentilmente nos explicar de forma detalhada o que era e como fora preparado. Muito delicado.

Para fechar os pratos quentes do jantar, o esperado arroz branco, servido em uma panela tradicional pelo chef Hideki Ishikawa.

Ele foi tão simpático que até topou tirar uma foto conosco!

Após quase 3 horas de jantar, terminamos nossa maravilhosa experiência com uma sobremesa de frutas e sorbet típica japonesa. Que delícia!

O menu tem um preço fixo de 22.000 ienes/pessoa (algo em torno de US$ 220), fora as bebidas, serviço e respectivas taxas. Não é nada barato, mas sem dúvida alguma, foi uma das melhores experiências gastronômicas já vividas! Super recomendo!

Endereço: 5-37 Kagurazaka, Shinjuku-ku

Telefone: +81 3 5225 0173

Horários de funcionamento: das 17:30 às 24h.

Fechado aos domingos e feriados.

.

Para mais dicas sobre onde comer bem em Tokyo, não deixe de ler o post onde conto em detalhes como foi o meu jantar no Kyubey.

.

Para salvar no Pinterest.