Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Karaokê: diversão garantida em Tokyo

Karaokê no Japão é levado a sério. Não é à toa que em Tokyo existe uma variedade incrível de bares com serviço de karaokê. Mas não pense que são karaokês coletivos (como estamos acostumados por aqui), são prédios de vários andares com inúmeras salas fechadas para grupos de todos os tamanhos. Depois de assistir a “Lost in Translation” em que os personagens de Bill Murray e Scarlett Johansson vão a um desses bares com um grupo de japoneses e se divertem loucamente, tive que conhecê-los de perto. E pode acreditar, é muito divertido!

Não é difícil achar um karaokê em Tokyo, especialmente em Shinjuku, um dos bairros mais agitados da cidade (veja minhas dicas sobre hospedagem no Shinjuku Washington Hotel). Ainda que a grande maioria dos letreiros esteja escrito em japonês, muitos bares colocam na porta placas com a palavra “karaoke”, facilitando a vida dos turistas.

Nas minhas idas ao Japão, conheci 2 karaokês diferentes, todos eles em Shinjuku, que trabalhavam de forma muito parecida.

Funciona mais ou menos assim: ao chegar na recepção, o atendente pergunta quantas pessoas são no grupo, quanto tempo pretendem ficar, se querem pagar um valor fixo pelas bebidas ou se preferem pedir à la carte. Alguns oferecem pacotes promocionais para um número mínimo de horas.

O tamanho do grupo irá determinar a sala. Algumas salas – principalmente aquelas em andares mais altos – proporcionam um visual incrível de Tokyo iluminada, mas essas salas são geralmente para grupos maiores. Como fomos em no máximo 3 pessoas, nunca conseguimos ficar em uma delas.

karaoke-2

Nas quatro vezes que fomos, sempre optamos por pedir as bebidas à la carte. Uma vez dentro da sala, basta pegar o telefone e pedir em inglês a sua bebida. Como o cardápio costuma ser em japonês, sugiro fazer pedidos simples. No nosso caso, sempre pedimos “more cold sake”. Em poucos minutos, a bebida chega à sua porta!

A escolha das músicas é feita em um aparelho eletrônico que também possui caracteres ocidentais. São milhares de músicas disponíveis, dos mais diversos gêneros, épocas e nacionalidades. Dependendo do karaokê, um catálogo em papel é disponibilizado ao grupo. Uma vez escolhida, a música começa a tocar tendo ao fundo um vídeo e a letra.

Outro detalhe que merece destaque é a decoração dessas salas, que podem ter tanto luzes que piscam ao ritmo das músicas como paredes pintadas com desenhos que brilham na luz negra. A última sala de karaokê que visitamos era decorada com desenhos com temática marinha (!!). Bem curioso!

karaoke-1

Dessa vez escolhemos um combo que nos dava direito a ficar na sala até às 5 da manhã! Pode parecer muito, mas uma vez lá dentro, a gente nem percebe a hora passar! Por isso, é bom ir preparado para ficar muitas horas por ali!

karaoke

Dicas importantes para a escolha de um bom karaokê:

  • Escolha um que seja relativamente grande, pois aumentam as chances de ter um bom repertório de músicas em inglês.
  • Deixe para conhecer um karaokê no final do dia. Assim, você fica mais livre para aproveitar o programa e não se preocupa tanto com o horário. Até porque, dependendo da hora e do karaokê escolhido, pode ter fila de espera.
  • Verifique o horário de funcionamento. Os que funcionam 24h são mais interessantes, principalmente porque uma vez lá dentro, a hora costuma voar!

Os dois karaoke bars que conhecemos ficavam em áreas muito próximas ao nosso hotel em Shinjuku:

karaoke-mapa

.

Para salvar no Pinterest.