Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Uma visita a Kinkaku-ji, o Pavilhão Dourado em Kyoto

Kinkaku-ji, que significa Pavilhão Dourado em japonês, é uma das principais e imperdíveis atrações de Kyoto. Trata-se de um templo zen budista que fica localizado na região oeste da cidade. Rodeado por um lago espelhado chamado Kyōko-chi e por um lindo jardim, sua estrutura coberta de ouro se destaca em um belíssimo cenário que atrai milhões de visitantes a cada ano.

Originalmente chamado de Rokuon-ji, o lugar foi construído em 1397 pelo poderoso xogum Ashikaga para ser uma vila de descanso. Seguindo sua vontade, somente após sua morte o local foi transformado em templo. Ele serviu de inspiração para outro templo de Kyoto: Ginkaku-ji, ou Pavilhão de Prata, construído algumas décadas depois, do outro lado da cidade.

Em 1950, em consequência de um incêndio criminoso causado por um enlouquecido aprendiz de monge, o templo foi completamente destruído. Essa história é contada em forma de romance pelo escritor e poeta japonês Yukio Mishima em “O Pavilhão Dourado”.

Em 1955 o pavilhão foi reconstruído mantendo sua arquitetura fiel à original, incluindo as paredes cobertas com folhas de ouro. Desde 1994, Kinkaku-ji é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. E não é por menos. O lugar é incrível!

Como chegar:

Kinkaku-ji é um dos templos famosos mais distantes do centro de Kyoto. É possível chegar até ele de ônibus ou de metrô.

Partindo da Estação Central deve-se pegar o Kyoto City Bus 101 ou 205 (a viagem demora em torno de 40 minutos e custa 230 ienes). Outra opção mais rápida é ir de metrô (Karasuma Subway Line) até Kitaoji Station (15 minutos e 260 ienes) e dali pegar o Kyoto City Bus 101, 102, 204 ou 205 (mais 10 minutos e 230 ienes). O ponto de parada é exatamente em frente à entrada do templo.

Apesar de ser mais demorado, para evitar baldeações, sempre optamos por ir de ônibus – muito fácil de entender. Em cada ponto há um monitor que mostra onde o ônibus se encontra e em quanto tempo ele chegará. Além do mais, o passeio é muito mais bonito.

O templo:

A entrada custa 400 ienes/pessoa (adulto) e 300 ienes/pessoa (crianças de 7 a 15 anos).

Após uma breve caminhada por uma trilha arborizada, chegamos ao jardim onde está localizada a atração principal: o Pavilhão Dourado. Que lugar mais lindo! Prepare as câmeras para tirar muitas fotos!

Kinkaku-ji possui três andares, sendo os dois últimos inteiramente cobertos com folhas de ouro. Seu interior não está aberto à visitação. No alto do telhado encontramos uma fenghuang dourada (fênix chinesa).

O jardim ao redor também é bem bonito, com muitas plantas e pedras, seguindo o projeto original da época do xogum Ashikaga. Durante o outono a paisagem fica ainda mais especial, quando a vegetação começa a apresentar tons avermelhados. Dizem que no inverno, quando o pavilhão está coberto de neve, é também impressionante. Vamos precisar voltar nessa época…

Uma vez recuperado o fôlego, basta seguir a trilha por trás do pavilhão. No caminho, mais jardins, outro lago, uma pequena queda d’água e estátuas de pedra. Segundo a lenda, quem acertar uma moeda no potinho terá muita sorte. É claro que jogamos várias, mas infelizmente não conseguimos acertar uma vez sequer!

Continuando pela trilha, passamos pela casa de chá Sekkatei, pelo Fudo Hall – um pequeno salão que abriga uma estátua de Fudo Myoo, um dos Cinco Reis da Sabedoria e protetor do Budismo – e por algumas lojinhas que vendem lembranças, amuletos e as tradicionais plaquinhas de madeira chamadas Ema. Encontradas nos templos budistas e santuários xintoístas, servem para que as pessoas escrevam desejos e agradecimentos e as pendurem nos suportes existentes na entrada dos templos. O desenho e o formato das Ema podem variar de acordo com o local ou com o período do ano.

Nas duas vezes em que fomos deixamos ali nossos desejos para o ano novo.

Informações importantes:

Entrada: 400 ienes/pessoa (adultos) e 300 ienes/pessoa (crianças de 7 a 15 anos).

Horários: das 09:00 às 17:00.

Aberto todos os dias da semana.

.

Para salvar no Pinterest.