Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Kitanda Brasil: uma deliciosa experiência gastronômica em Tiradentes

O restaurante fechou em 2017. O post permanece no ar apenas para registro.

Além da importância histórica e de sua rica arquitetura, a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, é também muito conhecida por oferecer um delicioso circuito gastronômico. São inúmeras opções de bares e restaurantes especializados nos mais diversos tipos de culinária. E mesmo já tendo visitado a cidade quatro vezes (veja aqui a minha dica de pousada), a cada viagem descubro um novo e apetitoso restaurante. Dessa vez, conheci o Kitanda Brasil, especializado em cozinha brasileira, que me deixou impressionada com a qualidade e a criatividade dos pratos servidos.

Estávamos almoçando no CasAzul Bistrô  outro local delicioso, especializado em culinária mexicana – quando tivemos a oportunidade de conhecer a Tanea Romão, premiada chef do Kitanda Brasil, que estava ali de passagem. Com um papo rápido mas super agradável, ficamos curiosos para conhecer o seu restaurante e tivemos a sorte de conseguir uma mesa para dois dias depois.

O restaurante fica localizado fora do centrinho histórico, no bairro de Cascalho. Não chega a ser muito longe da praça principal, mas como não sabíamos a sua exata localização, acabamos indo de carro. Placas de sinalização vão indicando o caminho.

kitanda-mapa-e-entrada

A casa é bem simpática, com uma grande varanda e um lindo jardim. As mesas – que não são muitas – ficam espalhadas pelos cômodos e pela varanda. Por não ter porta ou divisória, da sala consegue-se ver a cozinha e toda a equipe que ali trabalha. Como estava um tempo chuvoso e gostamos de acompanhar o trabalho dos bastidores, escolhemos uma mesa ao lado da cozinha, no meio da biblioteca de livros culinários. Ótimo lugar! Em poucos minutos, todas as mesas ficaram ocupadas.

kitanda-4

Detalhe importante: o restaurante abre apenas para o período do almoço. Como não possui muitas mesas, e a procura é imensa, dependendo da época do ano deve-se fazer uma reserva com antecedência.

O almoço funciona da seguinte maneira: não existe um cardápio. O preço do menu é fixo (R$ 85,00/pessoa). O cliente é indagado sobre alguma restrição alimentar, se é vegetariano, vegano, intolerante a glúten ou lactose, e em pouco tempo inicia-se a jornada gastronômica. O número de pratos do menu pode variar, mas a média é de 8 pratos + a sobremesa. A repetição de qualquer um dos pratos é permitida, sem custo adicional.

Grande parte das verduras servidas é cultivada no próprio jardim, de forma orgânica. As geleias e manteigas servidas junto com os pratos também são produções da casa.

A surpresa gastronômica teve início com um pão de iogurte na frigideira com manteigas de hibisco, pimenta e café. Em seguida, pastel aberto com queijo canastra, vinagrete de tomate, repolho roxo e geleia de abacaxi com pimenta. Muito gostosos!

kitanda-1

Para acompanhar esse início, optamos pelo refresco de tomate cereja, manjericão e água com gás, e pelo drink de laranja, alecrim e cachaça. Os drinks alcoólicos custam em média R$ 18,00. Super refrescantes!

Kitanda Brasil

O terceiro prato foi um biscoito de polvilho frito com geleia de café. Seguido de um bolinho de tapioca frita com geleia de cachaça e geleia de pimenta biquinho.

kitanda-2

Para finalizar as entradas, a maior surpresa de todas: lambari da horta com mousse de maracujá e mousse de cupuaçu com pimenta. Para quem não conhece – eu também não conhecia – lambari da horta é uma hortaliça que veio da Europa e da Ásia, mas se adaptou muito bem ao Brasil, especialmente Minas. A folha, que é grossinha e peluda (no canto inferior direito da foto), é servida empanada e frita até ficar douradinha. As mousses dão um toque doce ao prato. Pode não parecer, mas fica uma verdadeira delícia!!

Kitanda Brasil

Antes de chegarem os pratos principais, nos deram a chance de repetir o que gostamos mais. Optamos por repetir o pastel aberto com queijo canastra, que foi o nosso preferido do dia. Só não repetimos outra entrada porque estávamos ansiosos pelo que viria em seguida. E foi o melhor que fizemos….

De prato principal, dois para serem compartilhados: frango na cerveja com polenta de leite e ora pro nobis, epernil com farofa de milho na cachaça. Para acompanhar, porções de arroz, feijão com lentilha e pimentinha.

kitanda-3

Que maravilha de almoço! Tudo muito saboroso e fresco.

Para a sobremesa, mil folhas de massa de pastel com recheio de doce de leite do Chico Doceiro e morangos com açúcar de confeiteiro. Bem gostoso!

Kitanda Brasil

Os pratos são muito bem servidos; não existe possibilidade de sair de lá com fome, pelo contrário. O serviço é nota mil. Todos muito bem preparados para atender e explicar cada detalhe do que será servido.

Kitanda BrasilImportante reservar umas duas ou três horas para o almoço, assim, você conseguirá aproveitar com calma cada minuto da degustação.

No final, ainda é possível levar para casa geleias, temperos e até cachaças feitas no local. Muitos dos temperos e das geleias ali produzidos são servidos durante o almoço, mas para quem quiser experimentar algum específico ou até mesmo as cachaças, são oferecidas pequenas provas. Claro que saímos de lá com vários potes de geleias e uma garrafinha de cachaça deliciosa!

Que programa! Não é por acaso que o Kitanda Brasil foi considerado pelo Guia 4 Rodas um dos 50 melhores restaurantes do país!

Endereço: Rua Padroeiro Santo Antônio, 240 – Cascalho

Contatos: (32) 3355-1560 / 8481-3242 / 9999-1572