Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Mercado Ver-o-Peso: o principal cartão postal de Belém

Mercado Ver-o-Peso é uma das grandes atrações da capital paraense. Localizado na Cidade Velha, às margens da Baía do Guajará, é considerada a maior feira a céu aberto da América Latina. Com uma centena de barracas de frutas, peixes, temperos, doces, ervas medicinais e muito mais, é o lugar ideal para experimentar frutas típicas e conhecer ainda mais a valiosa cultura local.

Em todas as vezes que estive em Belém, sempre procurei arrumar um tempo para dar uma volta pelo Mercado Ver-o-Peso. Considero essa a principal atração turística da cidade, pois além de sua beleza e riqueza histórica, é uma das melhores maneiras de se vivenciar as tradições paraenses.

Inaugurado em 1901, é um dos mercados públicos mais antigos do país. Ele fica situado em uma área com construções de grande valor histórico, dentre elas o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Praça do Relógio e a Praça dos Pescados, cujo conjunto foi tombado pelo IPHAN em 1977.

Ver o Peso

O horário indicado para visita vai depender do que se pretende ver no Mercado. De manhã muito cedo, é possível acompanhar a chegada dos pescadores e conhecer de perto a enorme variedade de peixes da região. No final do dia, ainda que a parte dos peixes já não esteja mais funcionando, além do mercado estar mais vazio, consegue-se ver o sol se pôr.

Nessa última viagem, acabamos indo em dois momentos. No primeiro dia, fomos no final da tarde e presenciamos um lindo pôr-do-sol.

Ver o Peso

Da segunda vez, chegamos por volta das 11 da manhã, e pudemos ver um pouco do comércio de peixes, que fica dentro do Mercado de Ferro – uma linda estrutura toda de ferro, de 1897, que foi recém restaurada. São mais de 50 boxes onde encontramos diversos peixes, camarões e frutos do mar da região. Apesar do forte cheiro, ficamos impressionados com a limpeza e organização do lugar.

Ver o Peso

Continuando pela parte externa do mercado, encontramos inúmeras barracas vendendo frutas, polpas, verduras, legumes, ingredientes variados, castanhas, farinhas de todos os tipos e até pequenos animais.

ver-o-peso-1

 

Booking.com

 

Mas o que me chama mais atenção é sempre as barracas de simpatias. É impossível passar direto por ali! Diante de coloridas garrafinhas, vale bater um papo com os simpáticos vendedores e buscar entender melhor qual a finalidade e como utilizar aquelas “poções mágicas”. Muito interessante! Além de serem ótimas lembrancinhas de viagem.

Ver o Peso

Para quem curte um artesanato indígena, como eu, aqui é o melhor lugar para fazer umas comprinhas. Em um canto do mercado, algumas barracas vendem lindos cestos, potes de cerâmica, cumbucas, e muito mais.

Além disso, no mercado também existem diversas opções para comer. De um lado da feira, barracas oferecem os mais variados pratos, dentre os quais o famoso açaí preparado ao modo paraense. Como já iríamos experimentar esse prato no Point do Açaí, deixamos passar dessa vez. Mas fica a dica para quem ainda não conhece!

Ver o Peso
Endereço: Boulevard Castilho França, s/n. Cidade Velha

Horário: O mercado de peixe funciona das 6h às 14h e a feira livre, o dia todo.

.

Para salvar no Pinterest