Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Museo Botero – programa obrigatório pra quem estiver em Bogotá

Localizado no bairro La Candelaria, o Museo Botero fica a poucos metros da Plaza Simón Bolívar, bem no meio das principais atrações do centro histórico da capital colombiana. Com uma coleção de 123 obras de autoria do próprio Botero e outras 85 obras de arte internacional, esse é mais um programa imperdível para quem planeja visitar Bogotá. E ainda é gratuito!

Fernando Botero é provavelmente o artista sul-americano vivo mais reconhecido no mundo. Ele é um pintor e escultor colombiano cujas obras destacam-se pelas figuras rotundas. Devido ao formato volumoso e arredondado dos personagens trazidos em suas obras, Botero acabou sendo rotulado como “o pintor dos gordinhos”, apesar de o próprio autor discordar disso.

Atualmente, Botero mora na França e suas obras estão expostas em vários museus por todo o mundo.

O Museu Botero, em Bogotá, teve início no ano 2000, quando o próprio artista doou ao Banco de la República uma coleção de 208 obras de arte, sendo 123 de sua autoria e 85 de outros artistas internacionais.

A casa onde funciona o museu é incrível! Trata-se de uma casa colonial, que até 1955 era o Palácio Arcebispal.

museo-botero-1

Com um pátio interno que é um charme, e ainda por cima, com um visual incrível para o Cerro Monserrate, essa casa foi para mim uma atração à parte!

Museo Botero

A coleção de Botero vai de pinturas a óleo, a desenhos e esculturas. Dentre as obras mais famosas estão a versão boteriana da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e as esculturas Pájaro Gato, todos no estilo característico “gordinho”.

museo-botero-2

Logo na entrada, nos deparamos com outra obra famosa: “Mano Izquierda“.

Museo Botero

De obras internacionais, encontramos artistas europeus, norte e latino-americanos, dentre os quais Max Ernst, Degas, Picasso e Giacometti. Trata-se de um acervo bastante expressivo para um museu sul-americano.

museo-botero-3

O museu oferece visitas guiadas (gratuitas), que ocorrem de segunda a sexta, às 12h30, 16h e 17h30. Sábado, às 10h, 12h, 14h e 16h. Domingo, às 10h e 13h30.

mapa-boteroEndereço: Calle 11, 4-14.

Horários: Segunda a sábado, das 9h às 19h. Domingo, das 9h às 17h. A última entrada é meia hora antes do horário de encerramento. O museu fecha às terças-feiras.

Entrada gratuita.

.

Para salvar no Pinterest.