Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Um programa que vale ouro!

Museo del Oro é, sem dúvida, um dos pontos altos de Bogotá. Mesmo para aqueles que irão passar pouco tempo na capital colombiana, vale reservar 2 horas para conhecer a fantástica coleção de um dos maiores museus do ouro do mundo. Localizado no bairro histórico La Candelária, o museu reúne cerca de 34 mil peças de ouro distribuídas por cinco salas. Vale muito à pena conhecer!

Inaugurado em 1939 pelo Banco de la República, o museu conta com uma coleção que foi declarada Monumento Nacional e é considerada a mais importante do mundo em seu gênero.

Além das peças em ouro, o museu ainda reúne cerca de 20 mil objetos pré-colombianos, pertencentes às culturas Quimbaya, Calima, Tayrona, Sinú, Muisca, Tolima, Tumaco, Malagana, entre outras.

A primeira sala a ser visitada explica as técnicas de mineração e manufatura utilizadas pelos povos nativos.

museo-del-oro-1

A segunda sala conta a história e as tradições dos povos que habitaram a Colômbia antes da chegada dos espanhóis.

museo-del-oro-2

O espaço seguinte, chamado “Cosmologia e Simbolismo”, trata do significado que os objetos de ouro tinham para os povos, e reúne algumas das obras primas da coleção do museu.

museo-del-oro-3

Agora, a “Sala de Oferendas” foi para mim o momento top da exposição. Com uma iluminação diferenciada e uma música ambiente tradicional, revela aos visitantes o papel sagrado do ouro e a importância do mesmo para a religião e os povos daquela época, que por meio de oferendas buscavam o equilíbrio em momentos difíceis.

museo-del-oro-4

A quinta sala, denominada “Exploratório”, promove a interatividade entre o público e o acervo. São disponibilizados vídeos, mapas, jogos e outros recursos, tanto para adultos quanto para crianças, além de salas de pesquisa para estudantes.

museo-del-oro-5

Para quem adora uma lembrancinha, como eu, no primeiro piso fica a loja do museu, que oferece réplicas certificadas de algumas das obras da coleção do museu, além de livros e do Guia do Museo del Oro.

Quem tiver interesse, vale se programar para fazer uma visita guiada (gratuita), que pode ser em inglês ou espanhol. As visitas guiadas em espanhol ocorrem de terça a sexta às 11h, 15h e 16h, e aos sábados às 10h, 11h, 15h e 16h. As visitas em inglês acontecem de terça a sábado às 11h e às 16h. Lembrando que aos domingos, quando a entrada é gratuita, não é oferecido esse serviço.

Às 15h de terças e sábados é ainda possível fazer uma visita guiada temática. Vale conferir a programação da semana no site do museu.

mapa-museu-del-oroEndereço: Parque de Santander (na quinta esquina da rua 16).

Horários: Terça a sábado, das 9h às 18h. Domingo, das 10h às 16h.

Entrada: $3.000 pesos colombianos/pessoa. Aos domingos a entrada é gratuita.

 

 

.

Para salvar no Pinterest.