Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Novas regras para visitação a Machu Picchu

Desde o dia 1º de julho começaram a valer as novas regras para visitação a Machu Picchu. O objetivo principal do Ministério da Cultura do Peru é reduzir o impacto do turismo no sítio arqueológico.

Quem quiser chegar até Machu Picchu de uma maneira especial, não deixe de ler como é a Trilha Inca Tradicional, com 4 dias e 3 noites de duração, e também como deve ser o planejamento para percorrê-la.

As principais mudanças são:

Turnos de visitação

Antes, o turista deveria escolher um turno para a visita: pela manhã, entre 6:00h e 12:00h, ou à tarde, entre 12:00h e 17:30h.

Hoje os ingressos são com hora marcada e você deve escolher o horário da entrada no momento da compra. O reingresso não é permitido, salvo por motivo de força maior.

São 9 horários diários disponíveis: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h e 14h.

Para escolher o horário de entrada e acompanhar a disponibilidade de vagas, basta acessar o site oficial.

.

Tempo de permanência

Será possível ficar até 4 horas dentro do santuário. Quem quiser passar o dia inteiro deve comprar mais de um ingresso. Mas atenção para o limite de visitantes! Pela manhã, o número máximo é de 3.267 pessoas, e para a tarde o máximo é de 2.673, no total de 5.940 visitantes por dia, incluindo as pessoas que optaram por fazer as diferentes trilhas de acesso ao santuário, como a Trilha Inca Tradicional.

Aqueles que escolherem subir as montanhas de “Machu Picchu” e “Huayna Picchu”, poderão ficar no santuário por até seis horas.

.

Ingressos

Os ingressos podem ser comprados pelo site machupicchu.gob.pe ou nos postos oficiais em Cusco, e custam: 152 nuevos soles para a cidade inca e 200 nuevos soles para a cidade inca, incluindo uma das duas montanhas. Crianças com menos de 8 anos de idade não pagam.

Para entrar em Machu Picchu é imprescindível levar o ingresso + o documento de identidade oficial (Carteira de Identidade Original ou Passaporte). Recomendo levar o passaporte para carimbar uma das folhas na entrada do santuário!

.

Circuitos

Antes de entrar, os visitantes deverão optar por um dos três circuitos fechados:

* Circuito 1 – é o mais amplo, contornando a área da cidade inca, com subida à parte alta da cidadela, passando pela Casa do Guardião, e percurso completo da parte baixa.

* Circuito 2 – valoriza mais a parte inferior das ruínas, com percurso completo da parte baixa e sem subida à parte alta.

* Circuito 3 – é o que tem menos escadas, por isso é o mais indicado para pessoas com capacidade reduzida de locomoção e sem subida à parte alta.

Todos podem ser cumpridos em três horas. No tempo restante os visitantes poderão andar pelas ruínas, sem sair do trajeto delimitado. Nos casos dos roteiros que combinam as montanhas de “Machu Picchu” (entradas das 7h às 8h e das 9h às 10h) e “Huayna Picchu” (das 7h às 8h e das 10h às 11h), as ruínas podem ser visitadas antes ou depois.

Quem optar por fazer mais de um circuito, deverá comprar mais de um ingresso.

.

Guias de Turismo

A companhia de um guia de turismo – registrado pelas autoridades de Cusco – passa a ser obrigatória. Esses guias podem ser contratados com antecedência ou na entrada do santuário. Eles irão acompanhar os visitantes pelos circuitos internos em grupos de até 16 pessoas.

O serviço de guia não é obrigatório nas trilhas para as montanhas “Machu Picchu” e “Huayna Picchu”, tampouco para as visitas no turno ou no dia seguinte, desde que seja apresentado na entrada um comprovante com o nome do guia responsável pela visita anterior.

.

O que é permitido levar durante a visita

Na guarita de entrada para o santuário é preciso deixar as mochilas, as bebidas e os lanches, pois só é permitido levar uma mochila/bolsa de até 20 litros e as câmeras fotográficas. Os excedentes devem ser deixados no guarda-volumes.

.

Para salvar no Pinterest.