Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Planejando a viagem para San Pedro de Atacama

Para quem pretende viajar para San Pedro de Atacama, importante ficar atento para alguns detalhes. Veja aqui algumas dicas sobre quando ir, como chegar, o que levar na mala, dentre outras.

AtacamaSan Pedro de Atacama é um lugar fácil de se apaixonar. Mas, mesmo recebendo uma infinidade de turistas a cada ano, ainda é um povoado com problemas de qualquer pequena cidade turística. Dependendo da época do ano, os lugares podem ficar lotados, além de faltar água e luz. Por isso, além de escolher um bom hotel para ficar (recomendo La Casa de Don Tomás), procurei ficar atenta para alguns outros detalhes. A seguir, listei alguns pontos que considero importantes para quem está planejando conhecer as incríveis paisagens desse lugar.

Quando ir

Atacama é, sem dúvida, um dos lugares mais secos do planeta. Para se ter uma ideia, chove somente nos meses de janeiro e fevereiro, e as chuvas geralmente não duram mais de 3 dias. O sol costuma ser muito forte, e dependendo da época do ano, pode castigar bastante! Na minha opinião, as melhores épocas seriam na primavera (entre setembro e novembro) e no outono (entre março e maio). Fui em setembro/2013 e ainda peguei uma amplitude térmica bem considerável, com temperaturas variando de 5 a 25 ºC. E mesmo estando na primavera, me deparei com um solmáforo com nível extremo! Solmáforo é um aparelho que traz informações sobre a incidência dos raios ultravioletas e alerta para os riscos de exposição ao sol. Imagina no verão…

Se a ideia é aproveitar a viagem para conhecer o Salar de Uyuni, recomendo evitar os meses de janeiro e fevereiro, quando as chuvas em Uyuni podem atrapalhar e até mesmo impedir o deslocamento até lá.

Como chegar 

Atacama está situada a 1.630km de Santiago e a 100km de Calama. Há voos diários de Santiago para Calama, que duram cerca de 2 horas. De Calama para San Pedro de Atacama, o deslocamento é feito pela Ruta 23. Leva-se mais uma hora de viagem, que pode ser feita de ônibus, taxi ou van. Recomendo reservar o transfer com o hotel em que você ficará hospedado, pois dependendo da hora em que você chegar em Calama, a disponibilidade de transporte pode ficar bem reduzida.

mapa-atacama


O que levar na mala

AtacamaIndependente da época do ano, alguns itens são essenciais, como: chapéu (de preferência, com proteção UV), óculos de sol, hidratantes (para rosto e corpo), colírio, protetor solar, soro fisiológico para o nariz e protetor labial.

De calçados, levar um par de tênis ou bota de caminhada bem confortável. Lembre-se que o calçado ficará imundo – o da foto, por exemplo, acabou ficando por lá! De roupas, não deixe de levar biquini/sunga, calças/bermudas para caminhada e muitas camisetas. Muitas, porque é impossível repetir alguma roupa! Por causa da poeira, as roupas costumam ficar bem sujas ao final do dia! É recomendável levar bons casacos, pois mesmo nos meses mais quentes a temperatura cai bastante durante a noite e nas altitudes mais elevadas. Não só casacos, mas também gorro, cachecol, luvas e meias de lã. Fui na primavera, e para mim, uma meia calça de lã foi essencial para os momentos de muito frio!

Lembre-se de levar somente roupas confortáveis – não há a menor necessidade de algo mais arrumado. Acredite!

Por fim, um detalhe essencial: leve um adaptador de tomadas universal. Super útil, já que as tomadas de lá são diferentes das nossas. Além disso, a voltagem elétrica é de 220V/50Hz, portanto, cuidado com os aparelhos para 110V.

Atacama
Soroche ou “mal de altitude”

Soroche é o nome dado ao mal-estar que pessoas que moram em cidades mais próximas ao nível do mar sentem em altitudes mais elevadas. Pelo fato do ar estar mais rarefeito, é muito comum sentirmos enjoo, dor de cabeça, dor no estômago, vômito, tonteira, falta de ar, aumento da frequência cardíaca e dificuldades para dormir. Formigamentos e dormências nas mãos também podem ocorrer.

Para evitar que esses sintomas sejam sentidos, importante planejar bem o início da sua viagem. Procure deixar os primeiros dias para fazer os passeios mais tranquilos. Além disso, é essencial que as primeiras refeições sejam bem leves, e sem bebidas alcoólicas. A todo momento, beba MUITA água! E, porque não seguir a tradição local? Nesse caso, experimente o chamado mate de coca (ou chá da folha da coca). Ele ajuda a evitar os males causados pelas altitudes elevadas. Recomendo!

Para saber o que fazer durante 7 dias no Atacama, leia como foi o meu roteiro.

.

.

Para salvar no Pinterest