Viajando...

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Prazos de validade do passaporte exigidos por diferentes países

Nada pior do que planejar uma viagem ao exterior, comprar as passagens e na última hora descobrir que o prazo de validade do seu passaporte não será aceito naquele país. Ou pior, embarcar e descobrir isso quando chegar na imigração do seu destino. Para evitar qualquer dessas situações, veja a seguir quais são as regras para a validade do passaporte brasileiro em alguns países.

Dependendo do país, a maneira de contabilizar o prazo de validade do passaporte pode variar. Enquanto uns contam o prazo a partir da data de entrada do turista, outros o contabilizam a partir da data de saída, ou então só se preocupam com a validade para o período de duração da viagem. Além disso, se para alguns o passaporte precisa ter 3 meses extras de validade, para outros, o mínimo são 6 meses.

Para não precisar passar por problemas desse tipo, reuni aqui as regras dos principais destinos dos viajantes brasileiros:

  • Passaportes válidos durante o período de viagem

Estados Unidos – A partir do momento em que o Brasil começou a fazer parte do “Six Month Club”, para entrar nos EUA os viajantes brasileiros só precisam que seus passaportes estejam válidos durante todo o período da viagem, sem prazo “extra” de validade.

  • Passaportes válidos por, pelo menos, um mês a partir da data de saída do país

África do Sul

  • Passaportes válidos por, pelo menos, três meses a partir da data de saída do país

União Européia – Para os países signatários do Acordo de Schengen.

Os países que fazem parte do Acordo são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Seguem a mesma regra: Nova Zelândia e Panamá.

  • Passaportes válidos por, pelo menos, seis meses a partir da data de saída do país

Austrália, Canadá, China, Índia, Japão, Marrocos, México, República Dominicana, Rússia, Tailândia, Turquia e Vietnã.

Apesar de fazerem parte da União Européia, como não assinaram o Tratado de Schengen, Reino Unido e Irlanda exigem passaporte válido por, pelo menos, seis meses a partir da data de saída do país.

  • América do Sul

Os brasileiros normalmente não precisam se preocupar, pois a maioria dos países sul-americanos não exige passaporte dos turistas brasileiros, apenas o documento de identidade. No entanto, deve-se ficar atento com as outras exigências, como a comprovação da vacina de febre amarela, por exemplo.

Vale ressaltar que essas regras se aplicam somente para viagens com objetivo turístico. Para viagens de negócios, estudos ou outras finalidades, a exigência de validade do passaporte costuma ser outra. Nesse caso, importante verificar o site do consulado do seu destino.

Diante de tantas especificidades, o melhor a fazer é renovar o seu passaporte faltando pelo menos 7 meses para a sua expiração. Assim, não haverá risco algum de perder a tão desejada e planejada viagem dos sonhos!

DEIXE UM COMENTÁRIO