Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

O monumental prédio da Prefeitura de Tokyo

Grande parte dos arranha-céus da cidade de Tokyo se concentra na zona oeste de Shinjuku, onde ficam localizados importantes escritórios e hotéis. Em um desses imensos prédios funciona o complexo de escritórios da Prefeitura, conhecido como Tokyo Metropolitan Government Building – ou Tokyo Tocho em japonês -, onde no último andar das torres gêmeas há observatórios abertos ao público que proporcionam uma linda vista da cidade.

Tokyo Metropolitan Building

Esse impressionante prédio da Prefeitura de Tokyo foi construído em 1991 a partir de um projeto do renomado arquiteto Kenzo Tange. Na época, devido aos altos custos, que beiraram 1 bilhão de dólares, ganhou alguns apelidos como shin toshin ou “a nova capital” e “torre de impostos”. Até 2007 foi considerado o maior prédio da cidade.

O complexo consiste em duas torres de 243 metros de altura, que dizem ter sido inspiradas nas torres da Catedral de Notre-Dame de Paris. Ao mesmo tempo, a estrutura de granito dá um ar de modernidade e faz lembrar o circuito de um chip eletrônico.

No 45º andar de cada torre fica localizado um observatório: Torre Sul – South Observation Deck e Torre Norte – North Observation Deck. A visita – gratuita – pode ser feita em apenas uma delas ou nas duas. Como não estava com muito tempo disponível, fui em apenas uma.

O visual é mesmo incrível! No meio de tantos prédios, se destacam o Edifício Mitsui (todo preto), o Edifício Sompo Japan (com a base curva) e o Edifício Mode Gakuen Cocoon Tower, com um formato bem peculiar – o meu preferido!

Tokyo Metropolitan Building

De outra direção, vemos mais alguns arranha-céus e o Shinjuku Central Park, um pedacinho de verde em meio a tantos prédios.

img_5473

Para quem tiver muita sorte com o tempo, ainda conseguirá ver a Tokyo Sky Tree, a Tokyo Tower, o Santuário Meiji Jingu e até mesmo o Monte Fuji! Apesar de ter ido em um dia de muito sol, devido à neblina, infelizmente não conseguimos ver tudo isso.

Tokyo Metropolitan Building

No andar de cada observatório há um café e ótimas lojinhas de souvenir.

Para chegar até o prédio é muito fácil: basta pegar o metrô e saltar na saída oeste da Shinjuku Station. Após uma pequena caminhada chega-se à portaria principal. Placas em inglês indicam a localização da entrada para os observatórios. Cada visitante passará por uma revista, mas nada demais.

metropolitan-mapa

Se você estiver hospedado em Shinjuku, onde eu fiquei, melhor ainda! O Shinjuku Washington Hotel era tão perto que da janela do meu quarto eu via o prédio da Prefeitura desse incrível ângulo!

metropolitan-2

Além do prédio da Prefeitura, Tokyo abriga alguns outros arranha-céus de onde se pode ter uma incrível visão panorâmica de toda cidade. Um deles é o Tokyo Sky Tree, a segunda estrutura mais alta do mundo, e outro é o Roppongi Hills, um imenso complexo com lojas, restaurantes, museu de arte moderna, jardins, escritórios, e um lindo observatório no último andar. Vale reservar algumas horas do seu roteiro para conhecer essas três atrações.

Algumas dicas importantes:

– Escolha bem a data da sua visita ao Tokyo Metropolitan Building, para fazê-la em um dia com boa visibilidade.

– Se preferir ver a cidade ao anoitecer, programe a visita para a Torre Norte, que fica aberta até às 23h.

Uma curiosidade:

A visita ao Tokyo Metropolitan Building foi recentemente eleita pelo Lonely Planet como uma das dez melhores atrações gratuitas do mundo!

Endereço:

2 Chome-8-1 Nishishinjuku, Shinjuku

Horário de funcionamento:

Torre Norte: das 9:30 às 23:00h.

Torre Sul: das 9:30 às 17:30h.

É permitida a entrada até 30 minutos antes do horário de encerramento.

A entrada é gratuita.

.

Para salvar no Pinterest.