Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Tradição da culinária paraense é no Remanso do Peixe

Planejar uma viagem para Belém envolve necessariamente reservar um espaço na agenda para conhecer alguns dos melhores restaurantes especializados na famosa culinária paraense. O Remanso do Peixe é um desses lugares. Sendo um dos mais tradicionais restaurantes da cidade, exibe no cardápio receitas que se tornaram clássicos da casa, como a moqueca paraense feita com filhote e o bolinho de piracuí. Só de lembrar já dá água na boca!

Para começar, não é fácil achar o restaurante – vale consultar o taxista antes da corrida ser iniciada. Localizado nos fundos de uma vila em um bairro residencial, você pode achar que está no lugar errado, até ver a fila de pessoas aguardando mesa do lado de fora. Aliás, a casa onde hoje funciona o restaurante era a residência da família Castanho, que no começo servia os pratos na própria sala. Com o sucesso, a família acabou se mudando, e a casa ficou exclusiva para as atividades do restaurante.

remanso-do-peixe-1

Como fomos em um feriado (Sexta-Feira Santa), não foi possível fazer uma reserva. Mas, como chegamos relativamente tarde, após 30 minutos de espera conseguimos uma mesa no segundo andar. Mesmo com a casa lotada, o atendimento foi impecável. Garçons muito atenciosos explicavam com detalhes cada item do cardápio.

Os pratos são do tamanho suficiente para duas pessoas. Como estávamos em quatro, pudemos experimentar mais opções, o que foi ótimo. De entrada, pedimos uma porção de bolinho de piracuí e outra de camarão na crosta de tapioca. Piracuí é a farinha de peixe seco, muito utilizada na culinária de Santarém/PA. Os bolinhos feitos com piracuí lembram muito os bolinhos de bacalhau, e são igualmente deliciosos! Os camarões fritos na crosta de tapioca também estavam maravilhosos! Fizemos boas escolhas!

remanso-do-peixe-2

De prato principal, seguimos a dica do garçom e optamos por duas moquecas: a moqueca paraense do Chicão, feita com camarão, filhote, patas de caranguejo, tucupi, jambu, ervas e tomate; e a moqueca baiana. De acompanhamentos, pirão, farinha d’água e arroz. Tucupi é o grande símbolo da culinária paraense. É o sumo da prensa da mandioca cozido com alfavaca, chicória e pimenta de cheiro. Já o jambu é o chamado agrião do Pará. Quando mastigado, ele provoca uma leve dormência na boca, provocando uma sensação bem diferente.

A moqueca paraense é a campeã de pedidos da casa. E ela realmente merece esse sucesso todo!

remanso-do-peixe-3

Depois dessa deliciosa experiência gastronômica, pudemos compreender melhor a quantidade de prêmios que o restaurante já recebeu até hoje! Na minha opinião, todos super merecidos!

Remanso

Dessa vez, decidimos não pedir uma sobremesa da casa (apesar de ouvir falar que o tiramissú de bacuri é espetacular). Deixamos para tomar um sorvete na famosa sorveteria Cairu.

E quem ainda tiver um tempinho na cidade, não deixe de fazer uma reserva para conhecer o delicioso Remanso do Bosque, comandado pelos irmãos Felipe e Thiago Castanho, crias da família Castanho!

Endereço: Travessa Barão do Triunfo, 2590 – casa 64 – Marco

mapa-remanso-do-peixe

.

Para salvar no Pinterest