Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

San Pedro de Atacama em 7 dias

Sete dias de viagem são mais do que suficientes para se conhecer as principais atrações dos arredores de San Pedro de Atacama. Diria até que 5 dias inteiros são suficientes, desde que não se pretenda conhecer o Salar de Uyuni, na Bolívia, outro lugar de paisagens tão maravilhosas quanto o Deserto do Atacama, e que fica na fronteira com a parte norte do Chile.

Para iniciar o meu roteiro, além de pesquisar um hotel confortável perto da rua principal (La Casa de Don Tomás), procurei listar as principais atrações que pretendia conhecer próximas a San Pedro de Atacama. O que não sabia é que muitos dos passeios duram apenas uma tarde ou uma manhã, e que daria para conciliar dois passeios em um mesmo dia. Mas acabou que sete dias foram ideais para que a viagem fosse feita com calma.

Antes de começar o seu roteiro, é importante ter em mente que para se chegar em Atacama, dependendo das opções de voo escolhidas, leva-se praticamente um dia inteiro de viagem, como foi o nosso caso. De Santiago para Calama os voos duram duas horas, e de Calama para San Pedro de Atacama, leva-se mais uma hora de carro.

Além disso, vale lembrar que a altitude de Atacama pode causar o chamado “soroche” ou “mal de altitude”. Por isso, é importante deixar o segundo dia da viagem para fazer passeios mais leves.

atacamaSabendo disso, deixamos o segundo dia para conhecer as ruas e algumas das atrações do próprio vilarejo, dentre elas a Iglesia de San Pedro de Atacama e a Feria de Artesanía. E aproveitamos também para procurar agências e fechar os passeios que havíamos planejado.

Não é nada difícil se locomover pelo vilarejo. Tudo gira em torno da rua principal, chamada Calle Caracoles. E nela estão localizadas inúmeras agências (além de lojinhas e restaurantes – veja onde comer nos posts parte 1parte 2 e Restaurante Ayllu). São tantas agências que não há necessidade de se providenciar as reservas com muita antecedência (com exceção do Tour Astronômico). Mas recomendo deixar parte do segundo dia para essa tarefa.

atacamaPara o terceiro dia, deixamos a manhã livre para conhecer o Museo Arqueológico, que fica no próprio vilarejo. Daria ainda para conhecer o Museo del Meteorito, mas chegando lá, estava fechado. Após o almoço, fizemos o passeio para o Valle de la Muerte e o Valle de la Luna, com a agência Cosmo Andino Expediciones. Este é um passeio para se fazer no período da tarde, para aproveitar o pôr-do-sol maravilhoso no Valle de la Muerte.

No quarto dia, logo pela manhã fizemos com a agência Turistour o Tour Arqueológico, que inclui Pukará de Quitor e Aldea de Tulor. É um passeio bem interessante, que vale a pena fazer, especialmente porque dura apenas uma manhã. Ficamos com a tarde livre para mais uma volta no vilarejo e aproveitamos para confirmar o Tour Astronômico, que fica na dependência das condições meteorológicas. Mediante confirmação, à noite fomos para o Tour Astronômico. Devido à grande procura, este é o único passeio que precisa ser reservado com antecedência. E realmente, vale muito à pena! Reservamos junto à agência Space Obs.

atacamaquinto dia começou muito cedo – às 6 da manhã, com o passeio para as Lagunas Altiplânicas, que fizemos com a Cosmo Andino Expediciones (para mim, a melhor agência!). É um passeio que dura o dia inteiro, e é sem dúvida, imperdível!

Ele inclui a Reserva Nacional Los Flamencos, com o Salar de Atacama e a Laguna Chaxa, o Salar de Talar, e as maravilhosas Lagunas Miscanti e Miñiques.

No sexto dia, ficamos com mais uma manhã livre, e à tarde fizemos um passeio para Laguna CejarLos Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche, com a agência Desert Adventure. Este é um passeio onde se tem a possibilidade de mergulhar nas lagunas, de águas doce e salgada, e contemplar mais um pôr-do-sol esplêndido na beira da Laguna Tebinquinche.

atacamasétimo dia poderia ter sido reservado para os Gêiseres del Tatio – recomendo!, mas como já havíamos conhecido os Gêiseres Sol de Mañana, no Salar de Uyuni, cuja paisagem é bem semelhante, decidimos fazer um passeio diferente. Fomos para o Valle del Arcoíris e Yerbas Buenas, novamente com a Cosmo Andino Expediciones. Apesar de pouco conhecido, para quem gosta de lindas paisagens e pinturas rupestres, esse passeio é excepcional! Dura apenas o período da manhã.

Aqui vale uma observação: para aqueles que não conhecem o Salar de Uyuni, na Bolívia, recomendo fortemente reservar quatro dias da viagem para cruzar a fronteira e conhecer esse lugar mágico! Várias agências de Atacama vendem esse pacote, e como a maioria dos outros passeios, ele pode ser fechado assim que chegar no vilarejo. Vale muito a pena!

mapa-caracoles.

Para salvar no Pinterest