Loading

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Tomi Sushi – o melhor sushi de Kyoto!

Um restaurante pequeno e discreto, que serve um sushi de alta qualidade a um preço muito acessível. Esse é o Tomi Sushi, em Kyoto. Seguindo a dica de uma amiga que morou no Japão, conheci esse lugar em minha primeira viagem ao país, e fiquei apaixonada. Desde então, passou a ser o meu preferido na cidade e até hoje voltei mais 3 vezes!

Localizado próximo a Shijo Dori – uma das principais ruas de Kyoto – e ao Nishiki Market, chegar até ele é muito fácil. Para quem for de metrô, basta saltar na estação Kawaramachi, e andar por mais 2 minutos. Uma discreta placa identifica a entrada.

O Tomi Sushi é um restaurante pouco conhecido pelos turistas, mas muito popular entre os locais. E isso dá um charme ainda mais especial ao lugar!

Todas as vezes em que estivemos por lá, fomos sempre muito bem atendidos pelos funcionários e até mesmo pelos próprios clientes, todos curiosos com relação à nossa nacionalidade e ao nosso interesse pelo país.

O restaurante não é grande. No primeiro andar, algumas poucas mesas e um balcão com 12 lugares, que acomoda aqueles que desejam ficar mais próximos aos sushimen. No segundo andar, mais algumas mesas. Acredito que não passe de 30 lugares no total.

O cardápio é bem amplo, com nigiris e sashimis de variados peixes e frutos do mar. Um quadro negro atrás do balcão anuncia as novidades do dia. O arroz vem da região japonesa de Omi, que dizem ser o melhor para sushi – o que provavelmente é verdade. Apesar de os estrangeiros serem uma raridade por ali, o restaurante disponibiliza um cardápio em inglês.

Recomendo fortemente pegar um assento no balcão e bater um papo com o sushiman para que ele indique os melhores peixes disponíveis. Embora a comunicação em inglês não seja o forte por lá, o empenho em deixar os clientes 100% satisfeitos é o suficiente. Um pouco de mímica e está tudo certo. Fizemos isso todas as vezes e assim experimentamos uma variedade enorme de peixes fresquíssimos! Uma delícia!

Caso esteja sentado no balcão, é educado oferecer um pouco da sua bebida aos sushimen. Eles costumam aceitar de bom grado. Observe os demais clientes para ver se estão fazendo o mesmo.

Diferentemente de outros restaurantes especializados em sushi, os nigiris do Tomi Sushi são pequenos, o que possibilita experimentar mais variedades.

Outro ponto positivo é o preço cobrado pelas peças, que é bem razoável. Não é à toa que o Tomi Sushi entrou em algumas listas japonesas como um dos melhores custos-benefícios de Kyoto!

Nessas 4 vezes provamos de tudo um pouco, mas os campeões continuam sendo o nigiri de unagui (enguia) e o nigiri de tamagoyaki (uma espécie de omelete de ovo adocicada, típica japonesa) – o meu preferido!

Endereço: 578-5 4 Shinkyogoku Shijo Agaru Nakagyo-ku, Kyoto-shi, Kyoto

Telefone: 075-231-3628

Horários de funcionamento: das 17 às 24h.

Fechado às quintas-feiras.

.

Para salvar no Pinterest.