Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Tour astronômico: experiência única no céu do Atacama

Com baixa umidade, pouca luminosidade artificial e mais de 300 noites por ano de céu limpo, o Atacama é considerado um dos melhores lugares do mundo para se observar o céu. Por esse motivo, o Tour Astronômico é um dos passeios mais disputados desse destino. Não são muitas agências que oferecem o tour, por isso deve-se fazer reserva com antecedência para garantir um lugar nos pequenos grupos. E isso eu falo com toda certeza: vale muito à pena garantir esse lugar!

Assim que fechei a viagem para o Atacama, entrei em contato com a principal agência que oferece o Tour Astronômico: SPACE (San Pedro de Atacama Celestial Explorations). Eles não costumam ser muito rápidos no retorno, mas apesar da dificuldade, vale insistir. Em pouco mais de uma semana, consegui fechar a reserva.

Importante planejar bem o dia desse tour no seu roteiro, não deixando para fazê-lo na última noite. Isso porque, dependendo das condições meteorológicas, ele pode ser cancelado. Além disso, ele não é realizado nos períodos de lua cheia. Sabendo de tudo isso, reservei o tour para a minha quarta noite (de sete).

Apesar de reservado, eles não aceitam pagamento antecipado. Durante o dia deve-se passar na agência para confirmar a realização do passeio naquela noite, e uma vez confirmado, aí sim recebem o pagamento ($20.000 pesos chilenos/pessoa, incluindo o transporte até o local da observação) – a agência fica localizada na Calle Caracoles, 166. É importante planejar um momento do seu dia para essa função, deixando para fazer passeios mais longos, que voltem em horários mais tarde, para outro dia.

No verão o tour sai às 19h, e no inverno, às 21h. Os tours podem ser feitos em inglês, espanhol ou francês. Deve-se perguntar qual será o idioma utilizado no dia escolhido.

Durante o mês de setembro, ou pelo menos quando eu fui, o ônibus que levou o nosso grupo saiu por volta das 21h da esquina da Calle Domingo Attienza com Calle Caracoles. São 15 minutos até o observatório. O caminho é incrível, pois à medida que se chega mais perto do local de observação, as luzes vão ficando mais rarefeitas. Quando chegamos ao nosso destino e saímos do ônibus… que emoção! Não havia iluminação alguma, e a única luz existente era a luz das milhares de estrelas. Impressionante!

O tour com mais ou menos duas horas e meia de duração está dividido em duas partes. Na primeira etapa, durante uma hora o grupo fica observando o céu a olho nu, enquanto o guia (o astrônomo Alain Maury) dá uma palestra sobre astronomia e explica detalhadamente cada estrela, planeta, constelação e galáxia que está sendo observado. Ele utiliza um laser verde para demonstrar o que está sendo falado naquele momento.

É realmente maravilhoso! Nunca vi tantas estrelas em toda a minha vida! Sem contar na infinidade de estrelas cadentes que aparecem enquanto você está observando o céu.

Na segunda parte da visita, passamos a observar o céu dos telescópios disponíveis no observatório. São dez telescópios em funcionamento (manuais e automáticos). Todos já estão estrategicamente posicionados em direção a uma estrela, planeta e/ou constelação, e podem ser manuseados pelos visitantes. O visual é realmente incrível! Consegue-se ver inúmeras estrelas e nebulosas multi coloridas. Quando a lua está visível (o que não foi o nosso caso), ainda é possível tirar fotos utilizando o telescópio.

terasse2012

Minha única decepção foi não conseguir ver saturno, pois ele não estava no nosso campo de visão naquela época do ano, em razão da posição do planeta Terra. Uma pena. Isso significa que cada mês do ano é uma experiência diferente, e cada tour é totalmente diferente do outro.

Atacama astronomico

Essa segunda etapa dura em média mais uma hora. Como os grupos são geralmente pequenos (em torno de 20 pessoas), é possível repetir os telescópios que achar mais interessantes. Nós fizemos isso várias vezes!

Atacama astronômico

Agora, uma dica MUITO importante: vá preparado para o frio! Como o observatório é todo aberto e fica isolado de qualquer construção, dependendo da época do ano o frio pode castigar bastante!

Para casos extremos, o próprio SPACE oferece cobertores.

O tour termina com um chocolate quente ou chá de coca servido no interior da casa do Alain, enquanto ele finaliza a explicação sobre astronomia e o atual papel do Chile nos estudos astronômicos mundiais. Momento perfeito para dar uma aquecida nos ossos, depois de duas horas ao ar livre. O ônibus da volta deixa o grupo no mesmo lugar de onde saímos.

Se você é fã de assuntos relacionados ao céu, como eu, não deixe de reservar um lugar com antecedência nesse tour! Para se ter uma ideia, durante os dez dias em que estive em San Pedro de Atacama, não havia uma vaga disponível para esse passeio!
Resumindo, os pontos importantes são:

– Fazer reserva com antecedência: www.spaceobs.com

– Verificar os períodos de lua cheia durante sua estadia em San Pedro de Atacama

– Verificar o idioma de sua preferência para fazer a reserva no grupo correto

– Uma vez reservado, ir muito preparado para o frio

.

Para salvar no Pinterest