Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Museu Coleção Berardo: principal Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Portugal

Quem gosta de arte moderna e contemporânea, não pode deixar de incluir o Museu Coleção Berardo no seu roteiro. Localizado no bairro de Belém, em Lisboa, é hoje o museu mais visitado de Portugal.

Inaugurado em 2007, acolhe exposições temporárias e uma coleção permanente que reúne obras de artistas famosos como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Andy Warhol, dentre muitos outros, que José Berardo reuniu durante algumas décadas. Para se ter uma ideia de sua grandiosidade, a Coleção Berardo é atualmente considerada uma das melhores coleções privadas da Europa e uma referência internacional!

A exposição permanente está dividida em 2 andares. No segundo andar estão expostas as obras de arte moderna, que abrange o período entre 1900 e 1960. No primeiro, está a coleção dos anos posteriores, de 1960 a 2010. A organização das obras em ordem cronológica possibilita aos visitantes entender melhor como se deu a evolução da arte ao longo dos anos. Bem interessante!

OBS: Para quem tiver curiosidade ou precisar fazer alguma pesquisa, no site do museu é possível consultar as mais de mil obras que constam na base de dados dessa coleção permanente.

As exposições temporárias complementam a panorâmica apresentada pela coleção permanente. Quando fomos, estavam em exposição duas mostras: “No Place Like Home” e “Linha, Forma e Cor”. Enquanto a primeira trazia objetos de arte que nos lembravam uma casa, ao mesmo tempo familiar e desconcertante, a segunda trazia um conjunto de obras da própria Coleção Berardo, em que os artistas utilizavam livre e criativamente a linha, a forma e a cor. Nesta última encontramos muitas obras de Mondrian e Reinhardt.

Para quem estiver com criança pequena – como foi o nosso caso – o museu oferece todas as facilidades necessárias.

Com a Coleção Berardo, Belém acaba oferecendo muito mais do que a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Monumento ao Descobrimento. Por isso, ao planejar sua viagem, reserve um tempo para conhecer e apreciar os detalhes desse acervo incrível!

 

Endereço: Praça do Império, em Belém.

Saindo de Lisboa, pegue o Elétrico 15 na Praça do Comércio ou no Cais do Sodré, ou os ônibus das linhas 714, 727, 728, 729 e 751. Em frente ao Museu está localizado o ponto de ônibus “Centro Cultural de Belém”, onde param as linhas 15E e 729. As demais param na estação “Mosteiro dos Jerônimos”.

Horário de Funcionamento: Aberto todos os dias, das 10h às 19h (última entrada: 18h30).

Ingressos: Bilhete de entrada (adulto): 5 euros. Entrada gratuita aos sábados, durante todo o dia.

Além disso, são oferecidos diversos descontos: 50% para estudantes, visitantes de 7 a 18 anos, com mais de 65 anos e com mobilidade reduzida; e 30% para quem tiver o Lisboa Card. Crianças até 6 anos não pagam.

.

Para salvar no Pinterest.