Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

15 atrações imperdíveis de Tokyo

Para começar, Tokyo é uma cidade incrível! Nas minhas duas idas ao Japão, procurei reservar pelo menos 7 dias para conhecer e aproveitar com calma as atrações e o dia a dia dessa cidade.

Planejar um roteiro de viagem para esse destino é, sem dúvida, uma tarefa bem difícil. Tokyo abriga o que existe de mais moderno e tecnológico da atualidade, ao mesmo tempo que preserva as tradições da cultura japonesa. Dessa forma, seu roteiro precisa conter desde uma visita aos bairros agitados da cidade, até os templos com lindos jardins tradicionais de uma tranquilidade sem igual.

Com uma população em torno de 13 milhões de indivíduos, é de impressionar o fluxo diário de pessoas pelas ruas e transportes da cidade. E com tudo isso, é ainda mais impressionante a organização da cidade e o nível de educação e respeito ao próximo dos seus cidadãos. Chega a emocionar.

Visando facilitar a elaboração de seu roteiro, listo a seguir as 15 atrações/locais imperdíveis de Tokyo, que você precisa conhecer!

Templo Senso-Ji

Localizado no bairro de Asakusa, o maior, mais antigo e mais popular templo budista de Tokyo é uma parada obrigatória para quem está visitando a cidade. Também conhecido como Asakusa Kannon, o templo Senso-Ji, construído em homenagem à deusa da misericórdia Kannon, abriga diversas atrações que merecem ser apreciadas com calma e atenção. Portanto, vale reservar algumas horas para conhecer e sentir a energia desse incrível lugar.

Recomendo que a visita ao templo Senso-ji seja feita nos primeiros dias na cidade, a fim de recarregar as energias para os demais dias de viagem.

Para mais detalhes sobre essa visita, acesse o post: Templo Senso-Ji: o mais sagrado e espetacular de Tokyo

.

Tokyo Sky Tree

Situada próxima ao Templo Senso-Ji, a torre de transmissão Tokyo Sky Tree em pouco tempo se transformou em uma das principais atrações turísticas da cidade. Com 634 metros de altura, possui duas plataformas que permitem aos visitantes observar a cidade de vários ângulos do seu ponto mais alto. Dependendo do dia, é ainda possível ver o Monte Fuji!

Mas, mesmo que você não tenha essa sorte (como foi o meu caso), vale a visita, pois o visual dali é incrível!

Como ela fica muito próxima à Asakusa, planeje a sua visita para o mesmo dia do Templo Senso-Ji.

Descrevo com mais detalhes essa visita no post: Tokyo Sky Tree: para ver a cidade de um outro ângulo

.

Palácio e Jardins Imperiais

O Palácio Imperial fica localizado no núcleo original da cidade, chamado de Marunouchi, onde hoje se encontra o bairro financeiro de mesmo nome e a movimentada Tokyo Station. Foi construído em uma área equivalente ao Central Park, em Nova York, com 3,4 quilômetros quadrados, no local onde antes ficava o Castelo de Edo, uma fortaleza xogum.

Protegido por muralhas do século 16 e cercado por um grande fosso, o palácio só abre para visitação duas vezes por ano. Nos outros meses pode-se visitar parte de seus lindos jardins, muito utilizados pelos próprios japoneses para contemplação, piqueniques e caminhadas durante o horário de almoço.

Vale reservar pelo menos duas horas do seu dia para esse programa.

.

Ginza

Próximo ao Palácio Imperial está o sofisticado bairro de Ginza, antigo lugar de cunhagem de moedas de prata dos xoguns que hoje abriga requintadas lojas de grifes internacionais e imensas lojas de departamentos e docerias.

Mesmo para aqueles que não pretendem fazer compras, vale planejar algumas horas do seu roteiro para andar pela Chuo-dori – a principal avenida da região – e entrar nas grandes lojas de departamento, como Mitsukoshi, Matsuya e Wako. O subsolo dessas lojas é uma atração à parte, pois é onde ficam as seções de alimentos repletas de curiosas mercadorias. É bem divertido!

Dizem que o passeio fica ainda mais interessante aos domingos, quando a avenida fica reservada para pedestres. Infelizmente não tive essa oportunidade…

.

Parque Ueno

Fundado em 1873, o Parque Ueno é um dos primeiros parques públicos do Japão. Nele estão concentrados grandes museus, além de lindos templos e o Zoológico de Ueno, o mais antigo do país. Uma viagem à Tokyo deve necessariamente envolver uma visita a este parque.

A fim de conhecer melhor a cultura local e se divertir com curiosas atrações, recomendo fazer essa visita em um final de semana, quando normalmente ocorrem feiras de gastronomia, apresentações de vários artistas de rua e eventos em geral, e consequentemente fica bem mais cheio e animado. Bem bacana!

Para saber mais sobre o que ver no Parque Ueno, vale ler o post: Uma tarde pelo Parque Ueno, o mais popular parque urbano do Japão

.

Akihabara

Conhecido como “o paraíso dos eletrônicos”, Akihabara é um bairro com imensas lojas de eletrônicos e eletrodomésticos, além de ter a fama de ser um centro da cultura otaku, com ruas repletas de ícones de anime, mangá e videogames.

São milhares de lojinhas de produtos eletrônicos, de todos os tipos e tamanhos, e outras várias dedicadas a animes, mangás, arcades e videogames. Tudo muito diferente do que estamos acostumados a ver por aqui.

Mesmo para quem não pretende fazer compras, dar uma volta por essa região é um dos programas imperdíveis na cidade!

Para mais informações sobre esse bairro, acesse o post: Akihabara: o bairro dos eletrônicos de Tokyo

.

Shibuya Crossing

É o nome dado ao cruzamento emblemático de Tokyo, no bairro de Shibuya, com passarelas em diagonal, por onde passa diariamente uma verdadeira multidão. Néons e outdoors gigantes complementam o cenário, transformando essa região em outra atração especial da cidade.

Numa das esquinas está a estátua de Hachiko, o cachorro fiel que durante anos ia à estação esperar o dono, que havia falecido, voltar do trabalho. Hoje é um dos pontos de encontro favoritos dos jovens japoneses, e claro, local obrigatório para tirar uma foto!

Atravessar o cruzamento juntamente com todas aquelas pessoas é mesmo especial. Minha recomendação é: se deixe levar por essa multidão! Você não irá se arrepender.

.

Meiji-Jingu

Meiji-Jingu é o santuário xintoísta mais importante de Tokyo. Localizado em uma ampla área verde, adjacente ao Parque Yoyogi, é o local preferido das japonesas para celebrações de casamentos tradicionais. Dada à sua importância e beleza, é uma das atrações mais procuradas pelos turistas. Por isso mesmo, uma viagem a Tokyo deve obrigatoriamente programar uma visita a esse local.

Recomendo planejar a sua visita para um domingo, quando acontecem as lindas e emocionantes cerimônias de casamento xintoístas.

Para saber mais sobre o santuário, leia o post: Um dia por Yoyogi-koen, Meiji-Jingu e o bairro descolado de Harajuku

.

Harajuku

Point da moda e da cultura dos jovens japoneses, Harajuku é outro bairro especial de Tokyo. Sua principal rua – Takeshita-dori – é repleta de lanchonetes e lojas, em sua grande maioria de roupas e acessórios. E tem de tudo: especializadas em moda gótica, em moda Cosplay, em estilo Mori, das mais caras às mais baratas.

Vale reservar um tempo para passear com tranquilidade por essa região e reparar em detalhes, tais como o que vestem esses jovens e quais os seus hábitos. Bem bacana!

Considerando a proximidade, recomendo fazer esse programa após visitar o Parque Yoyogi e o santuário Meiji-Jingu. Para mais detalhes, acesse: Um dia por Yoyogi-koen, Meiji-Jingu e o bairro descolado de Harajuku

.

Shinjuku

Shinjuku é um bairro de Tokyo que nunca dorme. Com restaurantes, bares, lojas e uma infinidade de outros estabelecimentos abertos até a madrugada, é uma ótima região para ser explorada à noite e o lugar perfeito para ficar hospedado.

Além da monumental torre do governo metropolitano – conhecida como Tokyo Metropolitan Government Building -, Shinjuku abriga outros lindos e impressionantes prédios modernos e a estação metro-ferroviária mais movimentada do mundo. Seu subterrâneo é um verdadeiro labirinto, repleto de mais lojas e restaurantes. Imperdível!

Para ter acesso a uma ótima dica de hospedagem, leia o post: Shinjuku Washington Hotel: ótima relação custo-benefício com excelente localização

.

Kabukicho

Localizado no bairro de Shinjuku, Kabukicho é o red light district de Tokyo. Repleto de clubes, hotéis, motéis, lojas, bares, restaurantes, arcades, bares de karaokê e boates, não é à toa que é conhecido por muitos como “Sleepless Town”.

Para conhecer um pouco sobre como muitos japoneses se divertem, vale reservar uma noite para dar uma volta pelas ruas estreitas e animadas dessa região. E não deixe de andar pela Golden Gai, um trecho formado por seis estreitas ruas repletas de minúsculos e curiosos bares.

Saiba mais em: Kabukicho: uma região animada de Tokyo, com boas e curiosas atrações 

.

Karaokê

Karaokê no Japão é levado a sério e Tokyo é conhecida pela variedade de bares com esse serviço. Mas não pense que são karaokês coletivos (como estamos acostumados por aqui), são prédios de vários andares com inúmeras salas fechadas para grupos de todos os tamanhos.

Não tem como ir à Tokyo e não conhecer ao menos um desses karaokês. Portanto, vá preparado para cantar muito e gastar algumas boas horas se divertindo em um desses bares.

Para mais detalhes sobre esse super programa, leia: Karaokê: diversão garantida em Tokyo 

.

Roppongi Hills

Famoso por proporcionar noites animadas para japoneses e turistas, com agitados bares e casas noturnas, o bairro de Roppongi também apresenta um lado diurno interessante. O complexo de arranha-céus Roppongi Hills com lojas, escritórios e restaurantes é uma das grandes atrações da cidade.

No 53º andar da torre principal fica localizado o Mori Art Museum, que abriga mostras incríveis dedicadas às artes moderna e contemporânea. E para quem curte observar a cidade de cima, no observatório “Tokyo City View” tem-se acesso a uma das melhores vistas de Tokyo, seja de dia ou à noite.

Recomendo deixar essa visita para o final da tarde, para ver o pôr-do-sol e o acender das luzes da cidade.

.

Izakayas

Parte integrante da cultura urbana nipônica, os izakayas são bares que, além de bebidas alcoólicas, servem algumas refeições, em sua maioria pratos quentes simples, como grelhados ou macarrão. Os izakayas geralmente abrem suas portas no final da tarde, para receber os clientes após o trabalho em happy hours que se estendem até de madrugada, embora alguns também funcionem na hora do almoço.

Os izakayas são algo como os botecos no Brasil, ou os famosos pubs ingleses, e Tokyo é a cidade com a maior concentração e diversidade de opções. É importante saber que muitos deles permitem que se fume em seu interior (alguns izakayas maiores possuem divisões para fumantes e não fumantes, mas são exceção), o que pode ser bastante desagradável para alguns.

.

Metrô

Para uma viagem à Tokyo estar completa, ela deve necessariamente envolver uma visita ao seu metrô!

Conhecido pela sua velocidade e eficiência, o Metrô de Tokyo é uma atração que merece ser destacada. Por ter uma malha muito grande, é um dos principais meios de transporte dos japoneses, com uma média de mais de oito milhões de passageiros todos os dias. E nem por isso deixa de funcionar com a mais perfeita precisão. É realmente impressionante!

Devido às inúmeras linhas e ao imenso fluxo de pessoas, pode parecer complicado entender como utilizar esse meio de transporte. Mas aos poucos você passará a compreender a sua lógica e ele irá se transformar na sua principal forma de se locomover pela cidade.

Para facilitar a sua vida pelos subterrâneos dessa cidade incrível, procurei reunir algumas dicas que considero importantes nesse post: Como andar de metrô em Tokyo

.

Para salvar no Pinterest