Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Kabukicho: uma região animada de Tokyo, com boas e curiosas atrações

Kabukicho (fala-se Kabukichô) é o red light district de Tokyo. Localizado no bairro/distrito de Shinjuku, é um local repleto de clubes, hotéis, motéis, lojas, bares, restaurantes, arcades, bares de karaokê e boates. Não é à toa que é conhecido por muitos como “Sleepless Town”. Essa região já foi considerada bastante perigosa, mas de alguns anos para cá o ambiente melhorou bastante, e hoje é possível andar pelas suas ruas durante a noite. Sabendo disso, claro que em nossa última viagem ao Japão dedicamos um tempo para conhecer melhor as atrações desse local.

A partir da saída leste da Shinjuku Station, basta uma pequena caminhada para chegar a Kabukicho, uma região com 100 pequenos quarteirões, totalizando 600 metros quadrados, com ruas estreitas, bastante iluminadas e repletas de diversões. Estima-se que a região ofereça mais de 4500 opções de entretenimento.

mapa-kabukicho

Nosso primeiro destino foi Golden Gai, um trecho formado por seis estreitas ruas repletas de minúsculos bares. Com apenas um balcão e poucos bancos, cada estabelecimento comporta no máximo 5-6 pessoas. Muitos deles são temáticos, voltados para um público específico (poetas, fãs de punk rock, jazz ou R&B, por exemplo). Outros são restritos, frequentados somente por algumas pessoas, semelhantes a um clube.

golden-gai-2

Demos uma boa volta por essas curiosas ruas mas acabamos não parando nos bares. Para quem tiver interesse em conhecer, vale procurar algum que tenha cartazes em inglês na porta, pois estes aceitam estrangeiros.

Seguimos andando pelas ruas de Kabukicho e passamos em frente a um dos mais conhecidos restaurantes temáticos, o Robot Restaurant. Esse local é uma mistura de restaurante com casa de espetáculos, onde a grande atração são três enormes robôs femininos de quase quatro metros de altura. Pense em um Medieval Times cibernético, e você entenderá a proposta. Não quisemos entrar, mas conseguimos ter uma ideia da loucura que é o lugar só de olhar a sua entrada.

robot-restaurant

Outra forma de entretenimento típico dessa região são os chamados host ou hostess clubs, que são bares de conversa e karaokê, e que podem ser direcionados para o público masculino ou para clientes femininas, conforme o caso. Funcionam da seguinte maneira: a pessoa interessada em conversar, ou mesmo em beber na companhia de alguém do sexo oposto, paga ao estabelecimento por cada hora despendida. O valor vai variar em função da nacionalidade e até mesmo da beleza dos atendentes. Muitos desses bares seguem a modernidade japonesa e a escolha do acompanhante da noite é feita por meio de um computador.

Kabukicho

Não consigo imaginar como um local desses pode ser interessante, mas conversando com um amigo que mora no Japão há anos – e que nos acompanhou nesse tour -, percebi que programas desse tipo são muito procurados.

Sabendo que eu sou aficionada por gatos, esse mesmo amigo nos levou em seguida para conhecer o Cat Café Calico, um dos mais populares “cat cafes” de Tokyo. Foi uma experiência e tanto, e que claro, mereceu um post exclusivo!

E para finalizar a nossa caminhada, fomos jantar no The Lock Up, um bar localizado no sétimo andar de um prédio, todo decorado com monstros e personagens bizarros. A iluminação é toda em luz negra e as mesas são localizadas dentro de celas com grades (!).

Logo que chegamos, o Alexandre foi algemado a uma garçonete maquiada de monstro, que nos encaminhou por meio de vários corredores escuros até a nossa mesa. O cardápio – apesar de ser todo em japonês – é cheio de fotos que brilham no escuro, facilitando a identificação dos pratos e das bebidas. Como fomos no mês de outubro, um cardápio especial de Halloween estava disponível.

lock-up-1

Escolhemos alguns drinks para começar, junto com uns petiscos, dentre eles uma porção de edamame – que eu amo. Para quem não conhece, edamame é um preparado feito com grãos de soja, ainda dentro da vagem, muito popular no Japão.

As opções de comida não são muito elaboradas, mas são bem variadas, como costumam ser os tradicionais izakayas (tipo de bar japonês que também serve alimentos para acompanhar as bebidas). De prato principal, pedimos um macarrão com bacon – que vinha com um ovo cozido simulando um globo ocular por cima – e uma omelete. Além de criativos, estavam bem gostosos.

lock-up-4

Os drinks são outra atração à parte. Servidos em beckers de vidro com seringas, o mais diferente deles é, sem dúvida, o Jintai Jikken (“experiência humana”): um conjunto de líquidos coloridos servidos em tubos de ensaio para serem misturados na hora.

lock-up-5

Opções de “all-you-can-drink” (nomihoudai) e “all-you-can-eat” (ortabehoudai) também estão disponíveis.

Obviamente, existem muitos outros lugares interessantes na região que não tivemos a oportunidade de conhecer. Para quem estiver em Tokyo, uma visita à Kabukicho é obrigatória.

Endereço do The Lock Up Bar: 1-16-3, Kabukicho, Shinjuku-ku, Tokyo Shinjuku square building 6F, 7F

Horários: das 17 às 5h

Média de valor/pessoa: ¥3,000 a ¥5,000

.

Para salvar no Pinterest.