Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Como andar de metrô em Tokyo

before_img_01Famoso por sua velocidade e eficiência, o metrô é a melhor maneira de se deslocar pelos bairros de Tokyo. Por ter uma rede muito grande, em um primeiro momento, pode parecer complicado entender como funciona. Para facilitar a sua vida pelos subterrâneos dessa cidade incrível, procurei reunir neste post algumas dicas que considero importantes.

Primeiro, vale destacar que o sistema de metrô de Tokyo está dividido em duas grandes companhias: Toei Line e Tokyo Metro Line. Apesar de suas linhas se encontrarem em diversas estações, as duas trabalham de forma independente, e o bilhete de uma não serve para a outra.

A Toei Line tem 4 linhas (Asakusa, Mita, Shinjuku e Oedo), enquanto a Tokyo Metro Line tem 9 linhas (Ginza, Marunouchi, Hibiya, Tozai, Chiyoda, Yurakucho, Hanzomon, Namboku e Fukutoshin). No total são 13 linhas que cobrem toda a área central da cidade.

Dessas, para nós turistas, as principais são Oedo, Ginza e Marunouchi.

Paralelas às linhas de metrô, também fazem parte do sistema de transporte subterrâneo as linhas de JR (veja mais informações sobre o Japan Rail Pass nesse outro post. E aproveite também para ler as dicas para andar de trem pelo Japão).


Como comprar o bilhete

Chegando em uma estação, procure os mapas de papel em inglês que ficam disponíveis próximo à entrada. Não deixe de pegar um desses mapas, que serão super úteis durante sua estadia na cidade (quem preferir, pode baixar o mapa por aqui).

Em seguida, procure uma das máquinas de venda de bilhetes.

Metro Japan

A maioria das máquinas tem a opção de mudar a língua para o inglês. Feito isso, clique em “ticket”, e irão aparecer as opções de valores existentes.

O pagamento deverá ser feito em dinheiro, pois as máquinas não aceitam cartões de crédito. Ao final da compra, não esqueça de pedir o seu troco.

ticket-metro


Como calcular o valor da passagem

O valor da passagem não é fixo, ele vai depender da distância percorrida. Em cada estação, um mapa irá demonstrar os valores cobrados para cada trecho de viagem. Para saber qual valor pagar, basta verificar o valor cobrado para o seu destino.

Se preferir, a própria máquina faz o cálculo para você. Para isso, você pode digitar o nome da estação de destino.

ticket-metro-2

Outra opção é digitar a letra e o número da estação de destino.

ticket-metro-3

Se ainda assim achar complicado, peça ajuda a algum passageiro ou funcionário do metrô. Eles terão prazer em ajudá-lo. Se der sorte – como nós tivemos – poderão encontrar um voluntário que está na estação exatamente para ajudar os turistas mais perdidos. Pode parecer incrível, mas isso é comum de acontecer! Claro que tiramos uma foto com o nosso mais novo amigo.

Metro Japan


Bilhetes na mão, e agora?

Agora basta procurar a catraca e inserir o seu ticket.

Muito importante: guarde o ticket até o final da viagem, pois você precisará dele para sair da estação de destino. Caso perca o bilhete no caminho, ao final você terá que pagar o valor novamente. Caso calcule o valor da passagem de forma errada (para menos), para sair da estação, você terá que corrigir essa diferença, pagando no guichê.

Uma vez na plataforma correta, boa viagem!

metro-1


Como se comportar

Dependendo do horário e da estação, o fluxo de pessoas pode impressionar. Independentemente disso, é importante seguir algumas regras de convivência.

Na escada rolante, pare SEMPRE do lado esquerdo (sim, estamos no Japão!), deixando o lado direito para quem estiver com pressa.

Metro japan

Antes de entrar no vagão do metrô, aguarde em fila a saída de todos os outros passageiros.

Uma vez dentro do vagão do metrô, é proibido falar ao celular, comer ou beber. Repare no que os outros estiverem fazendo. Você notará que as conversas são poucas, em tom sempre baixo. Os japoneses têm muito respeito pela coletividade, e o maior termômetro para isso em uma sociedade é o comportamento das pessoas nos transportes públicos.

metro-2

Muitos ainda aproveitam o tempo no metrô para colocar o sono em dia. Até eu não aguentei e acabei dormindo em uma dessas viagens… é só conseguir acordar na sua estação de destino!

metro-3

Não deixe de reparar nos cartazes espalhados pelas estações e no interior dos trens com avisos de como se comportar no metrô. São muito bacanas e alguns chegam a ser bem engraçados (até mesmo para quem não entende japonês)!

cartazes-metro


Horários de funcionamento

É importante ficar atento ao horário de funcionamento do metrô. E não pense que uma vez dentro do vagão, você necessariamente chegará no seu destino (como nós já pensamos). Se o horário de encerramento chegar e você ainda estiver no meio do seu caminho, adeus: o metrô pára na estação que for, os vagões abrem as portas e você é obrigado a sair ali mesmo! Tudo muito japonês.

Os últimos trens partem geralmente por volta da meia noite. Perdendo esse trem, metrô só no dia seguinte, a partir das 5 da manhã.


pasmoCartão pré-pago

Visando facilitar a vida dos passageiros, cartões pré-pagos são vendidos nas estações, e você só precisa recarregá-los de tempos em tempos. Para quem preferir, basta procurar as máquinas que vendem PASMO.

.

.

Para salvar no Pinterest.