Viajando...

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Como andar de metrô em Tokyo

before_img_01Famoso por sua velocidade e eficiência, o metrô é a melhor maneira de se deslocar pelos bairros de Tokyo. Por ter uma rede muito grande, em um primeiro momento, pode parecer complicado entender como funciona. Para facilitar a sua vida pelos subterrâneos dessa cidade incrível, procurei reunir neste post algumas dicas que considero importantes.

Primeiro, vale destacar que o sistema de metrô de Tokyo está dividido em duas grandes companhias: Toei Line e Tokyo Metro Line. Apesar de suas linhas se encontrarem em diversas estações, as duas trabalham de forma independente, e o bilhete de uma não serve para a outra.

A Toei Line tem 4 linhas (Asakusa, Mita, Shinjuku e Oedo), enquanto a Tokyo Metro Line tem 9 linhas (Ginza, Marunouchi, Hibiya, Tozai, Chiyoda, Yurakucho, Hanzomon, Namboku e Fukutoshin). No total são 13 linhas que cobrem toda a área central da cidade.

Dessas, para nós turistas, as principais são Oedo, Ginza e Marunouchi.

Paralelas às linhas de metrô, também fazem parte do sistema de transporte subterrâneo as linhas de JR (veja mais informações sobre o Japan Rail Pass nesse outro post. E aproveite também para ler as dicas para andar de trem pelo Japão).


Como comprar o bilhete

Chegando em uma estação, procure os mapas de papel em inglês que ficam disponíveis próximo à entrada. Não deixe de pegar um desses mapas, que serão super úteis durante sua estadia na cidade (quem preferir, pode baixar o mapa por aqui).

Em seguida, procure uma das máquinas de venda de bilhetes.

Metro Japan

A maioria das máquinas tem a opção de mudar a língua para o inglês. Feito isso, clique em “ticket”, e irão aparecer as opções de valores existentes.

O pagamento deverá ser feito em dinheiro, pois as máquinas não aceitam cartões de crédito. Ao final da compra, não esqueça de pedir o seu troco.

ticket-metro


Como calcular o valor da passagem

O valor da passagem não é fixo, ele vai depender da distância percorrida. Em cada estação, um mapa irá demonstrar os valores cobrados para cada trecho de viagem. Para saber qual valor pagar, basta verificar o valor cobrado para o seu destino.

Se preferir, a própria máquina faz o cálculo para você. Para isso, você pode digitar o nome da estação de destino.

ticket-metro-2

Outra opção é digitar a letra e o número da estação de destino.

ticket-metro-3

Se ainda assim achar complicado, peça ajuda a algum passageiro ou funcionário do metrô. Eles terão prazer em ajudá-lo. Se der sorte – como nós tivemos – poderão encontrar um voluntário que está na estação exatamente para ajudar os turistas mais perdidos. Pode parecer incrível, mas isso é comum de acontecer! Claro que tiramos uma foto com o nosso mais novo amigo.

Metro Japan


Bilhetes na mão, e agora?

Agora basta procurar a catraca e inserir o seu ticket.

Muito importante: guarde o ticket até o final da viagem, pois você precisará dele para sair da estação de destino. Caso perca o bilhete no caminho, ao final você terá que pagar o valor novamente. Caso calcule o valor da passagem de forma errada (para menos), para sair da estação, você terá que corrigir essa diferença, pagando no guichê.

Uma vez na plataforma correta, boa viagem!

metro-1


Como se comportar

Dependendo do horário e da estação, o fluxo de pessoas pode impressionar. Independentemente disso, é importante seguir algumas regras de convivência.

Na escada rolante, pare SEMPRE do lado esquerdo (sim, estamos no Japão!), deixando o lado direito para quem estiver com pressa.

Metro japan

Antes de entrar no vagão do metrô, aguarde em fila a saída de todos os outros passageiros.

Uma vez dentro do vagão do metrô, é proibido falar ao celular, comer ou beber. Repare no que os outros estiverem fazendo. Você notará que as conversas são poucas, em tom sempre baixo. Os japoneses têm muito respeito pela coletividade, e o maior termômetro para isso em uma sociedade é o comportamento das pessoas nos transportes públicos.

metro-2

Muitos ainda aproveitam o tempo no metrô para colocar o sono em dia. Até eu não aguentei e acabei dormindo em uma dessas viagens… é só conseguir acordar na sua estação de destino!

metro-3

Não deixe de reparar nos cartazes espalhados pelas estações e no interior dos trens com avisos de como se comportar no metrô. São muito bacanas e alguns chegam a ser bem engraçados (até mesmo para quem não entende japonês)!

cartazes-metro


Horários de funcionamento

É importante ficar atento ao horário de funcionamento do metrô. E não pense que uma vez dentro do vagão, você necessariamente chegará no seu destino (como nós já pensamos). Se o horário de encerramento chegar e você ainda estiver no meio do seu caminho, adeus: o metrô pára na estação que for, os vagões abrem as portas e você é obrigado a sair ali mesmo! Tudo muito japonês.

Os últimos trens partem geralmente por volta da meia noite. Perdendo esse trem, metrô só no dia seguinte, a partir das 5 da manhã.


pasmoCartão pré-pago

Visando facilitar a vida dos passageiros, cartões pré-pagos são vendidos nas estações, e você só precisa recarregá-los de tempos em tempos. Para quem preferir, basta procurar as máquinas que vendem PASMO.

.

.

Para salvar no Pinterest.

16 Comentários

  • sonia pereira

    Ola/oi ? por favor uma ajuda. Vou sair no aeroporto de Haneda e pretendo ir dai para um hostel que fica em Shibuya chamado Tokyo Hostel Enishi, posso apanhar o metro ? Ha metro a beira do aeroporto? E…qual apanho? Onrigadoooo

    Janeiro 13, 2017 at 6:12 pm
    • Natalia Paz
      Natalia Paz

      Oi Sonia, tudo bem?
      Do aeroporto de Haneda para Shibuya não tem metrô direto, mas você tem as seguintes opções:
      – Pega o trem (Keikyu Line) até a Shinagawa Station e de lá o JR (Yamanote Line) até a Shibuya Station, que fica a 5 minutos do seu hostel; ou
      – Pega o Tokyo Monorail até a Hamamatsucho Station e de lá o JR (Yamanote Line) até a Shibuya Station.
      Já ouviu falar do Japan Rail Pass? Dá uma olhada nesse post: https://todososrumos.com/japan-rail-pass-japao/
      Agora, se quiser aproveitar melhor o seu Japan Rail Pass, de forma que ele dure por mais tempo, recomendo sair do aeroporto com o Airport Limousine Bus, um sistema de transporte rodoviário que atende vários pontos da cidade, incluindo Shibuya. Dá uma lida no post que preparei sobre esse serviço: https://todososrumos.com/airport-limousine-bus-tokyo/
      Nas duas vezes que fui a Tokyo, sempre utilizei esse serviço para sair do aeroporto. Achei mais confortável, ainda mais depois de quase 30 horas de viagem!
      Espero ter te ajudado, mas qualquer dúvida ou outra ajuda que precisar, pode me procurar!
      Beijos!

      Janeiro 16, 2017 at 8:57 pm
      • sonia pereira

        Ola natalia ?
        Muito,muito obrigada por me teres respondido!!
        Nem sabes a alegria que me deste. Vou no dia 28 de março com o meu filho de 14 anos para Toquio..e o seu sonho..ja viste a aventura em que me vou meter eheh. Sabes, o meu sentido de orientaçao e mesmo fraco e o medo de me perder com ele e maior. Ja entendi que o serviço de limousine bus e fantastico e por acaso ja tinha dado uma espreitadela. Por favor posso abusar da tua bondade e te colocar mais umas questoes??
        1- Ao ir para Toquio chego ao aeroporto de Haneda pelas 12.30, sabes me dizer em euros(€) quanto fica o bihete ate shibuya? Penso que o meu filho com 14 anos pagara bilhete de adulto certo?
        2- E em Shibuya( como se diz em japones? ) fico perto do meu hostel ( Enishi) ?
        3- Sabes depois de la chega ao hostel , espero, lol, irei apenas ficar pela visita aos distritos mais famosos( hakiabara, shibuya claro, Shinjuku, Asakusa..tvz me falte algum dos que mencionaste, e pelo que percebi( espero estar certa, e que o JP Rail Pass compensa sim comprar kdo tb fazemos viagem fora de Tokyo ( outras cidades) estarei certa? Logo para ir visitar os distritos mais emblematicos que mencionei mais acima compensara apanhar metro diariamente, sao caros os bilhetes? Pois, ai começa a minha dor de cabeça lol. Sozinha com o meu filhote e perder me, e ter que gastar mto dinheiro em metros caso me perca eheh…
        Desculpa a minha insegurança, eu sou uma aventureira, mas como vou com o meu filho, quero nao ter que fazer gastos desnecessarios com as confusoes de linhas e metros .
        De regresso a Portugal ( dia 5 de abril) ja nao apanharei aviao em Haneda mas sim em Narita.

        Espero que me possas responder, e desde ja um enorme Obrigada!!

        Fevereiro 25, 2017 at 6:36 pm
        • sonia pereira

          caso tenhas facebook e possa falar com a Natalia no messenger por favor adiciona me.

          Bjinhos portugueses

          Fevereiro 25, 2017 at 6:40 pm
        • Natalia Paz
          Natalia Paz

          Olá Sonia,
          Fico feliz que tenha gostado das minhas dicas! 🙂
          Claro que pode perguntar tudo o que precisar! Terei prazer em lhe ajudar.
          Vamos lá:
          1- Ao ir para Toquio chego ao aeroporto de Haneda pelas 12.30, sabes me dizer em euros(€) quanto fica o bihete ate shibuya? Penso que o meu filho com 14 anos pagara bilhete de adulto certo?
          De Haneda para Shibuya o valor do Limousine Bus é 1.030 Ienes/pessoa, ou seja, 8,70 Euros. Seu filho irá pagar a tarifa de adulto mesmo.
          2- E em Shibuya (como se diz em japones? ) fico perto do meu hostel ( Enishi) ?
          Shibuya se diz “Shibuyá”, com acento na última sílaba :). O ponto do Limousine Bus mais próximo do seu hostel se chama Cerulean Tower Tokyu Hotel, que fica a 30 minutos à pé do Enishi. Se não quiser ir andando, você pode saltar do ônibus nesse mesmo ponto e pegar o trem na Shibuya Station (Tokyu-Den-entoshi Line) para uma estação mais próxima, que se chama Ikejiri-ohashi Station. Dali você anda 5 minutos e chega ao seu hostel.
          3- Sobre o JR Pass, realmente, só vale a pena se você for viajar para outras cidades. Para Tokyo apenas, o melhor é andar de metrô mesmo. Os valores vão depender dos trechos percorridos. Recentemente ouvi falar desse outro passe de trem que vale somente para Tokyo: JR Tokyo Wide Pass. Dá uma olhada no site para ver se te interessa: http://www.jreast.co.jp/e/tokyowidepass/index.html
          Para a sua volta a Narita, recomendo pegar novamente o Limousine Bus. Acho a maneira mais prática. Mas, se preferir, pode pegar um JR na Shibuya Station.
          Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida, é só falar!
          Vocês vão amar Tokyo!! 🙂
          Beijos

          Fevereiro 25, 2017 at 9:32 pm
          • Sónia

            Bom dia Natália 🙂

            Devo dizer que o valor a pagar de Haneda até ao Cerulean Tower Tokyu Hotel (o que fica como disse mais próximo do meu Hostel) é um preço bastante bom não concorda? Saio nesse Hotel e ai mesmo apanho o trem na Shibuya Station (Tokyu-Den-entoshi Line?? Acho ótimo!! Parece-me fácil 🙂
            Natália diga me uma coisa, eu ao comprar no meu terminal II em Haneda o Bilhete até ao Cerulean Tower Tokyu Hotel , posso já comprar também o bilhete desse mesmo hotel para Narita para o dia 5 de abril (quando regresso)? O que me aconselha?

            Mil e um obrigadosssss Natália 😀
            Assim se fosse possível já ficava descansada, pois no dia 5 de abril o meu avião em Narita é pelas 10.00h e assim já adiantava trabalho né?

            Fevereiro 27, 2017 at 6:59 am
          • Natalia Paz
            Natalia Paz

            Olá Sonia,

            Sim, o valor me parece muito bom mesmo, ainda mais pela comodidade. Você salta no Cerulean Tower Tokyu Hotel, que fica em frente à Shibuya Station e dali já pega o trem.
            Sobre a compra do bilhete da volta, sei que quando é ida e volta para Narita, eles dão um ótimo desconto. Não sei se eles fazem o mesmo para Haneda, mas vale perguntar no guichê. Recomendo já comprar ida e volta ao mesmo tempo.Assim você fica tranquila com os horários da volta.

            Beijos! 🙂

            Fevereiro 27, 2017 at 10:17 pm
  • sonia pereira

    Natália minha querida ❤
    Mto mto obrigada, foste uma verdadeira ajuda e deste me mais confiança ?
    Darei noticias mesmo qdo estiver la.

    Bjo enorme e vem haja.

    Março 3, 2017 at 6:16 pm
    • Natalia Paz
      Natalia Paz

      Que bom, Sonia! Fiquei super feliz em ter te ajudado!
      Desejo que tenha uma ótima viagem! Vocês vão amar o Japão!!
      Mande notícias sim!
      Beijos 🙂

      Março 3, 2017 at 10:21 pm
      • Sónia

        Ola Natália 🙂

        Enviei um email para o site Limusine Bus. Disse lhes o Hostel que iria ficar (Tokkyo Hostel Enishi) e eles disseram- me tal como você onde o bus ficaria mais perto do meu hostel, que seria:
        – Cerulean Tower Tokyo Hotel
        – Excel Hotel Tokyu

        Eles me disseram que o Excel Hotel Tokyu ficaria mais perto da estação que o Cerulean Tower Tokyo Hotel.
        Acha que me pode confirmar isso? Confio no que me disseste.. 🙂

        Bjinhos Natalia

        Março 6, 2017 at 2:30 pm
        • Natalia Paz
          Natalia Paz

          Olá Sonia,
          Dei uma olhada no mapa, e parece ter uma saída da estação de Shibuya a 4 minutos de distância do Excel Hotel Tokyu, enquanto o Cerulean Tower Tokyo Hotel fica a 5 minutos de distância. Mesmo sendo uma diferença pequena, eu seguiria a dica deles! 🙂
          Beijos!

          Março 6, 2017 at 10:54 pm
          • Sónia

            Bomm dia 🙂

            Vou seguir a tua indicação!

            Bjinhos enormes 😉

            Março 7, 2017 at 9:28 am
  • Rita

    Oi Natália, estou aproveitando muito suas dicas sobre Tóquio. Irei daqui a 3 semanas. Ficaremos no Grand Prince Hotel New Takanawa . Pelo que vi fica próximo à Shinagawa Station . Qual transporte sugere do aeroporto Narita? Seremos 3 pessoas. Obrigada desde já.

    outubro 1, 2017 at 8:20 pm
    • Natalia Paz
      Natalia Paz

      Olá Rita!
      Que bom que tem gostado das minhas dicas sobre Tóquio. 🙂 Ainda estou escrevendo mais algumas. Espero que dê tempo de você ler antes da viagem.
      Sobre o transporte, de Narita para o Grand Prince Hotel New Takanawa não há serviço de metrô. Você tem algumas outras opções:
      – Pegar o trem JR Narita Express, que vai te deixar direto na Estação Shinagawa.
      – Ou pegar o Airport Limousine Bus, um serviço de ônibus que cobre as principais estações de metrô da cidade. Não sei se você chegou a ler esse post: https://todososrumos.com/airport-limousine-bus-tokyo/
      No seu caso, você tem que saltar em Osakieki Nishiguchi Bus Terminal, andar até a Osaki Station (4 minutos) e pegar o trem JR da Yamanote Line para a Estação Shinagawa.
      Como nas duas opções, você terá que pegar um JR, a primeira delas seria a melhor para você. Assim você não precisa trocar de transporte ao longo do caminho, ainda mais depois de horas de voo!!
      Você chegou a ler sobre o JR Pass? Imprescindível comprar um passe se você for viajar por várias cidades do Japão. Dá uma lida nesse post: https://todososrumos.com/japan-rail-pass-japao/
      Nesse caso, você terá que validar o passe no próprio aeroporto.
      Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida, me procura de novo!
      Beijos

      outubro 2, 2017 at 6:10 pm
  • Rodrigo

    Oi Natalia, Estou indo com um amigo pra Tokyo em agosto, ainda nao reservei um local para ficar, estou pensando em Shinjuku (air BNB), mas estou vendo um local que seja uma boa opçao em custo beneficio e para me locomover bem para os pontos turisticos, gostaria de saber se vc sabe mais ou menos o preço do trem (JR se nao me engano) de narita para tokyo (em media) e se o metro possui um 7 day pass como em NYC. Pra te falar a verdade eu fui pra tokyo em 2009, mas eu nao prestei atençao nessa parte de transporte minha esposa que fazia tudo, mas ela nao se recorda muito bem e tambem na epoca acho q fizemos tudo por ticket avulso que deve ser mais caro. Na epoca eu lembro que usei o onibus porque fiquei em Hotel, no Prince em Shinagawa que alguem citou acima, mas eu acredito que o comprando o ticket de trem sai mais em conta e como vou com amigo sem muita mala pode ser uma experiencia diferente tb. O que eu mais gostaria de saber é se vale a pena pegar um ticket desses livres, pois vi que a locomoçao parece meio complicada por se tratarem de 2 empresas de metro e mais os trens, a principio gostaria de ficar em um local que fosse perto de um metro que fiasse facil pra ir aos principais pontos turisticos. Ficarei 7 dias e depois vou a Hong Kong e fico mais 6 dias, ja estive em HK anteriormente e la eu me recordo melhor. Obrigado

    Março 12, 2018 at 2:40 pm
    • Natalia Paz
      Natalia Paz

      Olá Rodrigo!
      Quanto ao local para ficar, eu gosto muito de Shinjuku. É um bairro super central, com uma ótima estação de metrô e JR, o que te dá acesso a todas as atrações e facilita a ida a outras cidades. Fiquei em um hotel ótimo. Dá uma lida nesse post: https://todososrumos.com/shinjuku-hotel-tokyo/
      Para sair de Narita, você pode pegar um JR ou o Airport Limousine Bus, um serviço de ônibus que cobre as principais estações de metrô da cidade. Sempre optei pelo ônibus, pois acho mais confortável. Não sei se você chegou a ler esse post: https://todososrumos.com/airport-limousine-bus-tokyo/
      O JR vai depender de onde você vai ficar. Para Shinjuku, o Narita Express custa: JP¥ 3.190. Dá uma olhada nesse site: http://www.jreast.co.jp/e/nex/tickets.html
      Vale pesquisar também sobre o JR Pass. Você já ouviu falar? Se vocês forem viajar para várias cidades, vale muito a pena! Vocês irão economizar bastante com o transporte. E o melhor é que vocês também poderão utilizar o passe em Tokyo. Explico com mais detalhes em: https://todososrumos.com/japan-rail-pass-japao/
      Sobre o bilhete do metrô, o que eles têm é o cartão pré-pago PASMO. Pelo menos em 2014 não havia nada parecido com o 7 day pass… não sei se irão implantar algo semelhante para as Olimpíadas.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estou por aqui.
      Abraços.

      Março 14, 2018 at 12:22 am
DEIXE UM COMENTÁRIO