Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Destilaria Suntory Yamazaki – visita obrigatória para os apreciadores de um bom whisky japonês

Se você curte beber um bom whisky, não pode deixar de incluir no seu roteiro uma visita guiada à Destilaria Suntory Yamazaki! Localizada próxima à Kyoto, vale reservar algumas horas para fazer esse divertido e interessante programa.

Muitos não sabem, mas o Japão se destaca por produzir whisky de qualidade. Para se ter uma ideia, em 2015, depois de analisar mais de 4,5 mil variedades da bebida, a Whisky Bible elegeu um japonês como o “campeão mundial”, vencendo os famosos e tradicionais escoceses. O escolhido foi o Yamazaki Single Malt Sherry Cask, da Destilaria Suntory Yamazaki.

Fundada em 1923 por Shinjiro Torii, a Suntory Yamazaki foi a primeira destilaria comercial do Japão. Fica localizada em Shimamoto, no Vale de Yamazaki, que serviu de inspiração para o seu nome. Esse local tem uma grande diversidade de fontes de água e alta umidade relativa do ar, ambientes ideais para a produção e maturação da bebida.

O lugar é mesmo muito bonito e o programa é bem divertido, até para quem não bebe whisky – como no meu caso.

A visita guiada e a entrada no Museu Yamazaki exigem reservas antecipadas, que podem ser feitas pelo site da destilaria, com pelo menos um dia de antecedência. As visitas guiadas custam 1.000 ienes/pessoa e devem ser pagas no dia da visita. Já a entrada para o museu é gratuita.

Para chegar até lá é muito simples: partindo da Kyoto Station, basta pegar um JR para a Yamazaki Station.

Da estação, anda-se 10 minutos até a destilaria. No total, o deslocamento dura de 25 a 30 minutos.

O Museu Yamazaki fica em um edifício de dois andares que apresenta a história da empresa, de seu fundador e de seus produtos. No térreo há uma biblioteca de whiskies, que mostra a grande variedade de tons da bebida nas cores marrom, amarelo e dourado. É um lugar bem bacana para tirar boas fotos!

Já a visita guiada te leva a conhecer o processo real de destilação do whisky, seguindo a ordem cronológica de fabricação da bebida.

O início é na área de trituração, depois continua para as lavagens de fermentação e os grandes alambiques usados ​​para destilação.

Finaliza no armazém onde os whiskies em barril podem amadurecer e envelhecer.

Para deleite dos apreciadores, ao final da visita os grupos são levados a um balcão de degustação – que fica localizado próximo à biblioteca – onde são oferecidas doses de algumas das bebidas produzidas no local, junto com um mix de nozes e chocolates.

Os preços começam em 500 ienes e variam de acordo com o rótulo, mas nada é cobrado para aqueles que optaram pela visita guiada. Lá, inclusive, é possível experimentar variedades de whisky que normalmente não são vendidos nas lojas. Isso torna a visita ainda mais interessante! OBS: o pagamento deve ser feito somente com dinheiro em espécie.

Toda a visita leva cerca de 80 minutos. O tour é realizado em japonês, mas há disponível áudio em inglês.

Quem opta pela visita guiada pode visitar o museu antes ou depois da mesma, sem custo adicional.

Quem adora fazer compras, não pode deixar de conhecer a loja local. Localizada próximo à saída, nela é possível comprar garrafas de whisky de diferentes variedades por um valor mais acessível, garrafas exclusivas, além de lindas lembrancinhas. Portanto, vá preparado para voltar feliz e carregado de boas compras!

.

Endereço: 5-2-1 Yamazaki, Shimamoto-cho, Mishima-gun, Osaka – suntory.com/factory/yamazaki

Site para agendamento da visita guiada e ao Museu Suntory Yamazaki: Suntory Yamazaki Distillery

Horários: das 10 às 15h (a última visita sai às 15h).

.

Para salvar no Pinterest.