Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Kröller-Müller Museum – Uma incrível descoberta próxima a Amsterdam

Localizado no coração do Parque Nacional Hoge Veluwe, a 2km do vilarejo de Otterlo, o Kröller-Müller Museum é um desses lugares para ficar guardado na memória. Distante quase 2 horas de Amsterdam, nele está localizada a segunda maior coleção de Van Gogh do mundo (perde apenas para o Van Gogh Museum), além de obras de outros grandes artistas representantes da arte moderna e um lindo jardim com mais de 160 esculturas e instalações.

Chegar até o museu é muito simples. A partir da Estação Central de Amsterdam (Amsterdam Centraal), deve-se pegar um trem para Ede-Wageningen ou Apeldoorn (a viagem dura cerca de 1 hora). Optamos em ir por Ede-Wageningen pelo trajeto ser um pouco mais rápido (trem = 28,6 euros ida e volta/pessoa).

kroller-museum-mapa

Da estação de trem saem ônibus (3 euros) ou táxis (cerca de 35 euros) para o museu – são mais 20-25 minutos de viagem. Os ônibus param na entrada do parque florestal e também na entrada do museu. Quem preferir seguir caminhando, da entrada do parque até o museu são cerca de 30-45 minutos à pé. Outra opção é ir pedalando – que foi o nosso caso. Na entrada do parque são disponibilizadas bicicletas de graça. Após 15 minutos pedalando por lindas trilhas, você chega ao museu. Bem bacana!

kroller-muller-1

A entrada do museu custa 18,30 euros (crianças de 6-12 anos pagam 9,15 euros e estudantes pagam 13,75 euros).

Kroller Muller

A coleção do Kröller-Müller Museum é fruto do trabalho de Helene Kröller-Müller, que entre 1907 e 1922, adquiriu com seu marido, Anton Kröller, nada menos que 11.500 obras de arte. Dentre elas, muitas eram de um pintor até então desconhecido, chamado Vincent Van Gogh. Graças à paixão de Helene pela obra de Van Gogh, hoje o museu reúne a segunda maior coleção privada do artista.

Um dos sonhos de Helene era ter o seu próprio museu, de forma que pudesse expor suas obras e dividir sua paixão pela arte moderna com outros apreciadores. Esse sonho se tornou realidade em 1938, quando foi aberto o Kröller-Müller Museum. Ela faleceu 18 meses depois.

A coleção do museu tem dois grandes destaques: as obras de Van Gogh e o jardim das esculturas, um dos maiores da Europa. Como o jardim das esculturas fecha mais cedo (até às 16:30h), e para aproveitar um pouco mais a luz do dia, optamos por começar por ele.

kroller-muller-2

Cobrindo uma área de 25 hectares, o jardim reúne 160 obras, que vão desde esculturas de artistas modernos – como Auguste Rodin, Henry Moore e Jean Arp – até grandes instalações distribuídas em meio a muito verde.

kroller-muller-3

Veja no mapa como é grande a área e como as obras estão espalhadas pelo jardim. Super bonito o lugar!kroller-muller-mapa-completo

Se durante a visita bater uma vontade de comer algo, no próprio museu existe o restaurante Monsieur Jacques. Uma graça! Durante os meses mais quentes (de abril a outubro), o restaurante monta uma tenda no jardim das esculturas, com mesas comunitárias e um clima super agradável e despojado. Nele são servidos alimentos orgânicos produzidos na região. Aproveitamos a oportunidade para comer algo rápido e experimentar a cerveja “Vincent”. Deliciosa!

kroller-muller-comida

Uma vez finalizado o lindo jardim das esculturas, seguimos para ver as obras na parte interna. Além da maravilhosa coleção de Van Gogh, o museu ainda reúne esculturas de artistas renomados e quadros de Claude Monet, Piet Mondrian, Georges Seurat, Paul Gauguin, Pablo Picasso, dentre outros.

kroller-muller-4

Só de Van Gogh são 88 quadros, 182 desenhos e uma litografia. Dentre eles, muitas obras famosas como: “The Potato Eaters”, “Terrace of a Cafe at Night, “Portrait of Madame Roulin” e “Country Road in the Provence”.

Kroller Muller

É mesmo uma coleção de impressionar qualquer um! Lindíssima!

kroller-muller-5

Ficamos tão maravilhados com o lugar que fomos praticamente expulsos de lá (o museu fecha às 17h). Para quem gosta de uma lembrancinha, vá preparado para a loja do museu, que vende cada coisa mais linda que a outra!

Na saída, pegamos novamente as bicicletas e aproveitamos para dar uma volta maior pela área do Parque Nacional Hoge Veluwe.

Kroller Muller

As bicicletas devem ser devolvidas na saída do parque. A partir dali, seguimos o caminho à pé até o ponto do ônibus 108. Foram uns 15 minutos de caminhada em meio a ruas arborizadas e lindas casas no estilo campestre. Para quem tiver disposição, vale o passeio.

otterlo

O ônibus nos deixou na estação de Ede-Wageningen. Pegamos o trem de volta para Amsterdam às 18:40h.

Conclusão: essa é sem dúvida uma day trip que vale muito à pena ser feita a partir de Amsterdam! Portanto, ao planejar seu roteiro pela Holanda, reserve um dia para esse programa.


Endereço do museu
: Houtkampweg 6 – 6731 AW Otterlo

Horários de abertura: de terça a domingo, das 10 às 17h (sendo que o jardim das esculturas fecha às 16:30h). O museu fecha às segundas-feiras (exceto em feriados nacionais) e no dia 1º de janeiro.

.

Para salvar no Pinterest