Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Algumas dicas para quem pretende conhecer Hiroshima

Como chegar até Hiroshima? O que fazer na cidade e arredores? Como se locomover? Qual a melhor época? Essas foram algumas das perguntas que fiz ao planejar minha viagem para esse lugar repleto de história e emoção. Por isso, preparei um post com algumas dicas que considero importantes para quem pretende conhecer essa região do Japão.

Como chegar?

Hiroshima é a capital da província de mesmo nome e está localizada em uma região mais ao sul do país. É cortada pelo Rio Ota (Ota-gawa), cujos seis canais dividem a cidade em ilhas.

A conexão com o resto do país pode ser feita por meio das linhas de Shinkansen (ou trem-bala) ou por avião, com voos da ANA e da Japan Airlines. Considerando que estamos falando de Japão, o melhor meio para se deslocar pelo território japonês é usando o transporte ferroviário.

Repare na simulação que fizemos abaixo: saindo de Kyoto, o tempo de uma viagem de avião é ainda maior do que o tempo gasto em uma viagem de trem! Por isso, não precisa ficar com dúvidas na hora de escolher o seu meio de transporte para chegar até Hiroshima.

mapa-hiroshima-aviao

mapa-hiroshima-trem-2

E para se deslocar de Shinkansen pelo Japão, nada melhor do que ter o Japan Rail Pass (ou JR Pass).


Como se locomover pela cidade?

Viajando de trem-bala, logo ao chegar na estação de Hiroshima, vale pegar um dos folhetos disponíveis que explicam em detalhes como usar os bondes (ou metrôs de superfície), chamados streetcars.

Além de explicar como usá-los, eles também trazem um mapa com os trechos percorridos por cada linha de bonde e o tempo de duração de cada viagem. É tudo muito organizado, não tem como se perder!

O valor cobrado para cada viagem é 150 ienes/pessoa.

Hiroshima

Para chegar ao Parque Memorial da Paz, deve-se saltar na estação Genbaku Dome-mae (bem ao centro do mapa). Para chegar ao hotel ANA Crowne Plaza Hiroshima (minha dica de hospedagem), basta saltar na estação Fukuro-machi.

Para ir até o terminal para Miyajima, deve-se seguir em direção a Miyajima-guchi (a última estação do mapa), cujo trecho também pode ser feito via JR.


Qual a melhor época para viajar?

Os períodos de março a maio, assim como entre setembro e novembro, pelo clima ser mais ameno, são geralmente a melhor época para andar pela cidade.

Especificamente entre abril e maio, que corresponde ao período de floração das cerejeiras (as chamadas Sakuras), a paisagem em Miyajima fica incrivelmente linda! Infelizmente, ainda não tive a chance de conhecer o Japão nessa época, mas certamente voltarei nesse período.

A cada ano, no dia 6 de agosto, ocorrem as cerimônias em homenagem às vítimas da bomba. É certamente uma época de grande comoção.

Entre setembro e novembro, que foi a época em que visitei Hiroshima e Miyajima, além da temperatura ser bem agradável, a coloração de outono nas matas de Miyajima proporciona uma beleza ainda maior para o lugar. Gostei bastante de ter ido nesse período.

Miyajima

Veja a seguir a média de temperatura e de precipitação para cada mês do ano nessa região:

Dados climatológicos para Hiroshima
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Temperatura máxima média (°C) 8 9 12 18 22 25 29 31 27 22 16 11
Temperatura mínima média (°C) 2 2 4 9 14 19 23 24 20 14 8 4
Precipitação (mm) 48,3 66 106,7 165,1 154,9 254 231,1 109,2 190,5 106,7 66 45,7

.

Para salvar no Pinterest.