Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Isla Bartolomé e o principal cartão postal de Galápagos

Uma viagem a Galápagos deve necessariamente envolver uma ida à Isla Bartolomé, uma ilha vulcânica situada próxima à costa leste da Isla Santiago, e onde está localizado o principal cartão postal do arquipélago: La Roca Pináculo ou Pinnacle Rock.

O nome da ilha é uma homenagem ao naturalista e amigo de longa data de Charles Darwin, Sir Bartholomew James Sulivan, que também foi um tenente do HMS Beagle, o navio britânico que levou Darwin ao arquipélago equatoriano.

A Isla Bartolomé fica localizada a cerca de 2 horas de distância da Isla de Santa Cruz, a ilha mais central do arquipélago. O tour é feito por agências locais e dura um dia inteiro. Por ser um dos mais procurados, é o passeio mais caro de todos – nós pagamos US$ 165/pessoa.

bartolome mapa

Esse dia começou bem cedo. O ônibus da agência nos pegou no hotel às 6 da manhã e após 40 minutos de estrada, chegamos ao local onde se pega o barco. Diferente da maioria dos passeios, esse não parte de Puerto Ayora, e sim do Canal de Itabaca, do outro lado da Isla de Santa Cruz. Os barcos para esse tour costumam ser grandes, uma vez que o número de turistas interessados é bem alto.

Logo que entramos no barco, nos foi servido um café da manhã que consideramos muito simples, já que estávamos em jejum e o passeio iria durar um dia inteiro. Por isso, aqui vai uma dica importante: levar na mochila algumas guloseimas para complementar o café da manhã e o almoço servido pelas agências.

Bartolome 1

Durante as duas horas de deslocamento, passamos por algumas outras ilhas vulcânicas, dentre elas a Isla Daphne – que tem um formato bem peculiar – e observamos muitas aves, como os lindos patas azuis. Portanto, vá com a câmera fotográfica em mãos!

Bartolome 3

Chegando na Isla Bartolomé, uma passarela com cerca de 800 metros de extensão e 300 degraus nos leva à parte mais alta da ilha, a 115 metros acima do nível do mar. O caminho é espetacular!

bartolome

Passamos todo o tempo andando sobre solo vulcânico, onde sobrevivem suculentas e três espécies de cactos, sendo uma delas endêmica (ocorre somente nessa região). Não se sabe exatamente a idade da ilha, mas por suas características conclui-se que é uma das mais jovens do arquipélago.

Bartolome 4

O visual lá de cima é incrível! É considerada a paisagem mais bonita e mais fotografada de Galápagos, de onde se pode ver La Roca Pináculo ou Pinnacle Rock – um cone de rocha de lava formado a partir da erupção de um vulcão subaquático. É o principal cartão postal do arquipélago.

Ao fundo tem-se a Isla Santiago, com lindas praias de areia branca.

Bartolome

A subida leva cerca de 20 minutos. Durante o caminho o guia explicou ao grupo a origem da ilha e apresentou as espécies de fauna e flora encontradas ali. Paramos mais 20 minutos no topo para tirar fotos e em seguida descemos de volta para o barco, no total de uma hora de duração.

Bartolome 5

O ponto de parada seguinte foi a ilha vizinha, Isla Santiago, onde ficamos em uma praia de areias brancas e águas azuis transparentes com uma visão panorâmica para El Pináculo. Que lugar maravilhoso!

Outra dica importante: antes de fechar o passeio, vale conversar com a agência para saber se essa praia está incluída no pacote, pois nem todas apresentam a mesma programação.

Bartolome

Aqui, tivemos mais uma hora para aproveitar a praia, nadar e fazer snorkeling com leões marinhos, pinguins, tartarugas e muitos peixes coloridos. Apesar da água bem gelada, foi uma experiência e tanto!

Bartolome 7

A praia não tem árvores ou qualquer outra proteção para o sol. Por isso, é essencial levar chapéu para minimizar o efeito dos raios solares sobre a pele.

Bartolome 8

Durante o caminho de volta à Isla de Santa Cruz, nos foi servido um almoço: frango com purê e salada. Novamente, achamos muito pouca comida. Sorte que havíamos levado petiscos…

Bartolome 6

Às 17h estávamos de volta ao nosso hotel.

.

Algumas informações importantes:

Duração do tour: o dia inteiro.

O que levar: sapatos confortáveis, roupas de banho, snorkel e máscara para mergulho, chapéu, óculos escuros, protetor solar, muita água e petiscos.

Valor: cerca de US$ 165/pessoa.

Programação: verificar com a agência se o passeio inclui a praia na Isla Santiago, ou em alguma outra ilha.

Não deixe de conferir o roteiro que preparei para 10 dias em Galápagos!

.

Para salvar no Pinterest