Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Um mergulho inesquecível em León Dormido

San Cristóbal é a ilha situada mais ao leste e a segunda mais habitada do arquipélago de Galápagos (perde apenas para a Isla Santa Cruz). É possível pegar um avião diretamente para San Cristóbal e ficar hospedado em algum dos vários hotéis ali existentes (veja as dicas que preparei para o planejamento de uma viagem a Galápagos). Mas, mesmo para quem não pretende pernoitar na ilha, vale fazer um passeio inesquecível nas suas proximidades: mergulhar ao redor de León Dormido, uma ilhota localizada a uma hora de Puerto Baquerizo Moreno. Foi um dos pontos altos de toda a viagem!

Assim como a Isla Santa Cruz, a Isla San Cristóbal é muito procurada por turistas e é grande a oferta de hotéis, albergues e restaurantes na região, especialmente em Puerto Baquerizo Moreno, a capital de Galápagos. No entanto, considerando o número de dias da nossa viagem, optamos por conhecer a ilha em uma day trip, e acabamos nos arrependendo de não ter ficado ao menos uma noite por lá. Fica a dica!

Leon Dormido mapa

Em Santa Cruz, o tour para León Dormido é oferecido por várias agências. Dura um dia inteiro e custa uma média de US$ 140/pessoa.

Nosso dia começou cedo: às 7 da manhã pegamos o barco em Puerto Ayora em direção à San Cristóbal – são 2 horas de viagem em lancha rápida. Após uma breve parada em Puerto Baquerizo Moreno para a troca de lanchas, seguimos em direção ao nosso destino principal.

León Dormido (ou Kicker Rock) é uma formação rochosa de 114 metros de altura de origem vulcânica, localizada em alto mar a 30 minutos de barco de San Cristóbal. Tem esse nome, pois dependendo do ângulo como é visto, seu formato faz lembrar um leão-marinho dormindo.

Pode parecer pequeno, mas repare nas lanchas da foto!

Leon Dormido 1

É um lugar incrível! Refúgio para muitas aves marinhas, como atobás e os famosos patas azuis, e também para leões-marinhos. E as águas no seu entorno são lar de inúmeras espécies de peixes, tartarugas, arraias e tubarões de Galápagos.

Leon Dormido 2

Logo que chegamos caímos na água para um mergulho de snorkel ao longo da fenda formada pelas duas rochas da ilha. A orientação foi para atravessar o canal e a lancha nos pegaria do outro lado.

Leon Dormido 3

Uau! Foi ao mesmo tempo amedrontador e apaixonante! Em poucos minutos vimos vários cardumes imensos, tartarugas, leões marinhos e os temidos tubarões de Galápagos.

Leon Dormido

Apesar da forte corrente – que deu um trabalho a mais para o guia que nos acompanhava – e da água gelada, foi uma experiência e tanto!

Leon Dormido 5

Após 1 hora de mergulho, nosso próximo ponto de parada foi a Playa Puerto Grande, na Isla San Cristóbal. Uma praia de areias brancas e rochas vulcânicas repleta de manguezais. Um paraíso!

Leon Dormido 6

E para completar, dali ainda dava para ver o León Dormido. Um visual incrível!

Playa Puerto Grande

Ficamos por ali mais 1 hora e antes de voltarmos nos foi servido um almoço a bordo: peixe e muito arroz. Estava uma delícia!

Leon Dormido 7

No retorno para San Cristóbal, demos uma volta pelo píer (malecón) de Puerto Baquerizo Moreno onde pudemos acompanhar bem de perto vários leões-marinhos fofos, lindos… e fedorentos.

san cristobal

Em poucos minutos pegamos a lancha de volta para Santa Cruz e às 17h estávamos no nosso hotel.

.

Algumas informações importantes:

Duração do tour: o dia inteiro.

O que levar: roupas de banho, snorkel e máscara para mergulho, chapéu, óculos escuros, protetor solar, câmera à prova d’água, muita água e alguns petiscos.

Valor: cerca de US$ 140/pessoa.

Programação: verificar com a agência se o passeio inclui alguma praia, como a maravilhosa Puerto Grande, na Isla San Cristóbal.

Não deixe de conferir o roteiro que preparei para 10 dias em Galápagos!

.

Para salvar no Pinterest