Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

2 programas para conhecer as famosas tartarugas gigantes de Galápagos

Uma viagem para Galápagos envolve necessariamente conhecer as suas famosas tartarugas gigantes, que são as maiores tartarugas terrestres atualmente existentes no mundo e são endêmicas do arquipélago (só encontradas lá). Somente na Isla de Santa Cruz existem 2 programas com essa finalidade. É claro que não poderíamos deixar de fazê-los!

A Estación Científica Charles Darwin – ou Charles Darwin Research Station – é um centro de pesquisa criado em 1964 e coordenado pela Charles Darwin Foundation. Tem como principais objetivos promover a pesquisa científica e implementar programas de educação ambiental voltados para a conservação do arquipélago, dentre eles alguns específicos para as tartarugas gigantes. Fica localizada muito próximo à beira-mar (Malecón) e a poucos minutos à pé do Hotel Ninfa, onde ficamos hospedadas.

Como a nossa chegada à ilha demorou mais do que o esperado, aproveitamos a tarde do primeiro dia para fazer essa visita.

puerto-ayora-mapa

Uma vez na Estación Científica – cuja entrada é gratuita -, trilhas muito bem sinalizadas e repletas de cactus gigantes dão informações sobre o trabalho realizado por ali.

tortugas-3

Um pequeno museu traz exposições em inglês e espanhol sobre a história geológica de Galápagos e a sua biodiversidade.

tortugas-7

Mas o ponto alto é mesmo o Centro de Crianza Fausto Llerena, um local destinado à reprodução em cativeiro das 11 subespécies de tartarugas encontradas nas ilhas do arquipélago. Quando as tartarugas completam 3-4 anos de idade e atingem o peso ideal, elas são reintroduzidas no seu respectivo habitat. Um trabalho bem bacana, que está tendo sucesso na manutenção dessas subespécies e no equilíbrio ecológico de cada ilha.

tortugas-2

Durante o passeio vemos as tartarugas em diferentes idades e aprendemos um pouco mais sobre as suas características e o seu estilo de vida.

tortugas-5

Até 2012 ainda era possível ver o chamado “el solitario George”, a mais famosa das tartarugas gigantes, que acabou virando símbolo de Galápagos e um ícone para a conservação. Após um longo período de devastação e caça, George passou a ser o único indivíduo de sua subespécie (que vivia na Isla Pinta). Em 1972 ele foi transferido para a Estación Científica, na esperança de conseguirem reproduzi-lo em cativeiro. Mas infelizmente não tiveram sucesso e sua morte representou uma tragédia para a conservação.

Tortugas Galapagos

Na Estación Científica ainda é possível acompanhar o trabalho realizado com as iguanas terrestres, quase dizimadas pelos cachorros trazidos à Isla Santa Cruz na década de 70. Com a reprodução em cativeiro, estão tendo sucesso na recuperação de sua população.

tortugas-6

Esse é um passeio que dura aproximadamente 2 horas. Ainda que o horário de visita seja de segunda a domingo, das 6 às 18h, recomendo fazê-lo no final do dia e aproveitar para curtir o lindo pôr-do-sol na Playa Estación, uma praia rochosa, com águas calmas, que fica logo ao lado.

img_1357-2

Outro passeio muito procurado para ver as tartarugas gigantes de perto – e que vale muito à pena fazer – é o tour para a Reserva El Chato e Rancho Primicias. Diferente do primeiro, nesse é possível ver as tartarugas fora do cativeiro, em seu ambiente natural.

Para chegar até lá, é preciso pegar um táxi ou contratar um motorista em alguma agência de turismo local. Nós fechamos o tour com uma agência, que compreendia El Chato, Rancho PrimiciasLos Gemelos por US$ 23/pessoa, já incluindo as entradas no total de US$ 10/pessoa.

El Chato e o Rancho Primicias ficam na parte alta da ilha, próximos à pequena vila de Santa Cruz. De Puerto Ayora até lá são aproximadamente 30 min de carro. Dependendo da estação do ano, a região pode ficar bastante úmida e com muita lama. Por isso, é importante levar um tênis ou bota para caminhadas.

mapa-los-gemelos-e-el-chato

A Reserva El Chato faz parte do Parque Nacional de Galápagos. Já o Rancho Primicias é uma área privada, que fica logo ao lado. A estrada até essa região é bem bonita, e você ainda terá grandes chances de cruzar com as lindas tartarugas pelo caminho.

el-chato-1

A estrutura do Rancho é arrumada. Um bar na entrada vende bebidas e chás para os visitantes. E para aqueles que quiserem passar por uma experiência diferente, podem aproveitar a oportunidade para entrar em um casco original de tartaruga gigante (no canto à direita)!

el-chato-2

O lugar é mesmo incrível! Em uma caminhada de poucos minutos encontramos dezenas de tartarugas gigantes andando livremente.

el-chato-3

Só não é permitido chegar perto e muito menos tocar em uma delas, pois elas se assustam com facilidade.

el-chato-4

Nesse mesmo rancho, caminhando mais um pouco, você chega aos chamados “Túneles de lava“, que são formações naturais criadas há milhões de anos pela ação de fluxos de lava do vulcão até então ativo.

A amplitude desse túnel chega a impressionar: tem aproximadamente 1 km de extensão, com mais ou menos 10 metros de largura e 15 metros de altura, todo iluminado e bem sinalizado. Em 15-20 minutos consegue-se percorrer todo o caminho. Achei a experiência bem interessante.

el-chato-5

Esse passeio – incluindo Los Gemelos – dura aproximadamente 3 horas. Ainda que o horário de visita seja de segunda a domingo, das 8 às 17h, recomendo fazê-lo pela manhã e aproveitar a tarde para conhecer outra atração da ilha, como a Estación Científica Charles Darwin ou a maravilhosa Tortuga Bay.

Não deixe de conferir o roteiro que preparei para 10 dias em Galápagos!

.

Para salvar no Pinterest