Viajando....

Vai viajar?

Encontre aqui dicas para a sua viagem...

Um dia de passeio por Valle del Arcoíris e Hierbas Buenas

Um dos passeios menos procurados nos arredores de San Pedro de AtacamaValle del Arcoíris e Hierbas Buenas são excelentes opções para quem tem um dia de sobra e curte conhecer lugares pouco explorados. Com paisagens de um colorido incrível e arte rupestre com mais de 10 mil anos, sem dúvida vale reservar um dia da viagem para explorar com calma esses dois maravilhosos lugares.

Decidimos fazer o passeio com a Cosmo Andino Expediciones – na minha opinião, uma das melhores agências do Atacama. Nosso grupo era pequeno, de apenas 5 pessoas, e o nosso guia, Alejandro, era arqueólogo, o que fez o passeio se tornar ainda mais especial.

Atacama

O dia começou bem cedo: às 7h da manhã já estávamos no carro da agência, com o café da manhã oferecido pelo hotel, dentro de uma sacolinha de papel. São mais ou menos 70km de estrada, na direção de Calama. A paisagem é linda, com o vulcão Licancabur reinando absoluto ao fundo.

Nosso guia aproveitou o caminho para contar um pouco sobre a história de ocupação do local, sua vegetação e fauna típica. E à medida que o dia ia amanhecendo, fomos parando em alguns pontos para contemplar o visual da região.

Em mais ou menos uma hora de estrada, chegamos na primeira parada: Valle del Arcoíris, que fica perto de Mantacilla.

atacama

O vale, que é formado pelo encontro da Cordilheira de Domeyko com a Cordilheira dos Andes, está a aproximadamente 3.600m de altitude.

Diferente de outras paisagens nos arredores de Atacama, seu colorido não fica por conta de lagoas, e sim pelas próprias formações rochosas. É possível encontrar rochas verdes, laranjas, vermelhas, violetas, pretas e de mais uma infinidade de cores. É realmente incrível!

atacama-2

As rochas são originárias de erupções vulcânicas, e a diferença de cores é devido à sua composição e à oxidação natural. As rochas brancas são ricas em carbonato de cálcio e lítio; as vermelhas, em argila; as verdes, em óxido de cobre; e as amarelas, em enxofre.

Além do colorido impressionante das rochas, poder andar por entre essas gigantescas escarpas, no meio de um silêncio absoluto, dá uma sensação muito louca! Você se sente muito pequeno diante de tudo, e por um momento, fica com a certeza de estar em outro planeta.

atacama-3

Após algumas horas por ali, partimos para a segunda parada: Hierbas Buenas, uma formação rochosa com cerca de 400m de comprimento e 30m de altura, no meio de uma planície gigantesca. Não poderia chamar mais atenção! Por isso mesmo, há milhares de anos atrás, os povos da região a utilizavam como um grande painel de recados.

Antes de iniciarmos nossa jornada, comemos uns sanduíches deliciosos preparados pelo guia. Na entrada do sítio arqueológico há uma local com banheiros, destinado a pequenos lanches, e onde deve ser paga a entrada, que custa $ 2.000 pesos chilenos/pessoa.

O passeio ao sítio consiste em subir o amontoado de rochas, onde se pode ver uma infinidade de petróglifos de diferentes épocas. Petróglifos são representações gravadas em rochas pelo homem que registram fatos e mitos. Nesse local, alguns chegam a ter mais de 10 mil anos!

Vimos figuras de humanos e de diferentes animais, como lhamas, raposas, dragões e até macacos, o que gera muitas indagações sobre o significado dessas inscrições – afinal, como a figura de um macaco era conhecida pelos povos andinos se ele não é um animal encontrado na região?

atacama-4

Nosso guia nos deu uma verdadeira aula de arqueologia, ao explicar com detalhes o possível significado de cada inscrição. Para quem curte arqueologia como eu, esse é realmente um passeio imperdível!

atacama-5

Dica importante: aqui, mais do que em qualquer outro passeio, a presença de um bom guia, que acompanhe o grupo ao longo de todo o sítio, é essencial! Por isso a relevância de se escolher uma boa agência!

atacama-6

No caminho da volta, paramos para vislumbrar alguns guanacos – camelídeo nativo da América do Sul, maior e mais raro do que as vicunhas.

E às 14h estávamos de volta ao hotel.

.

Para salvar no Pinterest